WEBGINCANA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTOS DIGITAIS PARA PROFESSORES DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p834-852Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Andragogia. Formação Continuada de Professores. Letramentos Digitais. WebGincana.Resumo
A sociedade contemporânea, impulsionada pelo uso do computador e da internet, suscita o aprendizado de múltiplas linguagens, amplia a visão de mundo e desterritorializa conhecimentos. A escola como agência de letramento pode contribuir para o desenvolvimento de práticas letradas que atendam esse contexto em todas as modalidades de ensino. Ao refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos e os sujeitos que nela se inscrevem é que chegamos à formação de seus professores, os quais se deparam com constantes desafios em relação às práticas de leitura e escrita quando mediadas pelas tecnologias. Para tanto, propomos com este estudo estabelecer uma intersecção entre professores e alunos no que concerne ao letramento digital na modalidade EJA. Com este intuito, procedemos a uma pesquisa, de cunho qualitativo, cujo campo investigativo foi uma escola pública do Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. Elegemos como instrumento de geração de dados a entrevista individual com sete alunos da etapa do Nivelamento, posto que ali se encontram por um breve período e, após uma avaliação, ingressarão no ensino fundamental. A partir desse diagnóstico inicial, dedicamo-nos à análise dos dizeres de dois alunos que creditaram suas expectativas de retorno à escola visando às tecnologias. Por esse viés, trazemos as contribuições de autores que transitam pelos caminhos da EJA, da Andragogia e dos Letramentos Digitais. Imbuidas da intenção de ofertar aos professores subsídios que reverberem no uso de recursos tecnológicos em sala de aula, atendendo as expectativas dos alunos é que surge como proposta de ação: a WebGincana.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.