CLUBES DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ECOFORMAÇÃO

Autores

  • Celso Menezes
  • Edson Schroeder
  • Vera Lucia de Sousa e Silva

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p811-833

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Clubes de ciências. Alfabetização Científica e Ecoformação.

Resumo

As reformas educacionais não estão respondendo à visão de sustentabilidade, nem às teorias da complexidade e da transdisciplinaridade, que estão se apresentando a todos os setores da sociedade Existe uma separação considerável entre o que os estudantess vivem e aprendem na vida e os saberes utilizados nas escolas. Essa separação se traduz na falta de interesse e motivação, bem como na permanente tensão entre professores mais preocupados em ministrar conteúdos do que em associar os saberes ao desenvolvimento de habilidades e atitudes para a vida. Entendemos que os estudantes, em seus processos de alfabetização científica, necessitam utilizar os conhecimentos científicos como instrumentos que ofereçam novos significados e percepções sobre o mundo, criando outras possibilidades de interação com a realidade. Denota-se, então, a necessidade urgente de inserção de espaços de aprendizagem, além da sala de aula, fundamentais para o processo de desenvolvimento da cultura e cidadania. Neste sentido, apresentamos os Clubes de Ciências como possibilidade para o desenvolvimento de atitudes e senso crítico, uma vez que pode propiciar condições adequadas para o estudante debater, discutir e refletir sobre aspectos éticos e morais na utilização de conhecimentos para o entendimento de processos que envolvem os conhecimentos científicos e as tecnologias. A transformação da prática educativa em convergência com as necessidades de sustentabilidade planetária e o estímulo a relações de convivência solidárias tendem a ser aspectos fundamentais dos debates das políticas públicas de qualquer sistema e/ou instituição educativa preocupada em qualificar a vida no planeta. Apresentamos, a partir de um portfólio de atividades destinadas aos Clubes de Ciências, a integração de duas propostas denominadas Cineciência e o boletim informativo, objetivando conduzir os estudantes participantes de um Clube na articulação entre pensamento e linguagem, a partir da inserção e aprofundamento sobre temas diversos, embasados nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, tendo-se como ponto de partida a ciência e seus conhecimentos para a sustentabilidade.

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Publicado

2012-12-29

Como Citar

MENEZES, Celso; SCHROEDER, Edson; SILVA, Vera Lucia de Sousa e. CLUBES DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ECOFORMAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 811–833, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n3p811-833. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3468. Acesso em: 25 nov. 2024.