MODELO DIDATICO DE GENERO: O QUE PODE SER ENSINADO E APRENDIDO NO TRABALHO COM CARTAS DE LEITORES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p781-810Palavras-chave:
Gêneros textuais. Ensino. Leitura. Produção de textos.Resumo
O artigo aborda o processo de transposição dos gêneros textuais dos seus contextos reais de uso para a escola, mobilizando, nas análises dos dados, o conceito de “modelização didática” desenvolvido por Dolz e Schneuwly (2004). Buscou-se, com base nessa abordagem, identificar quais características do gênero carta do leitor duas docentes enfocaram em aulas em que buscaram ensinar as crianças a ler e produzir textos. Os dados evidenciaram que o modelo didático do gênero construído pelas docentes privilegiou os aspectos sociodiscursivos das cartas dos leitores, assim como a sua dimensão composicional. Entretanto, os recursos linguísticos utilizados pelos autores foram tomados como objeto de reflexão em poucos momentos. Duas hipóteses explicativas a respeito desse dado são discutidas, tais como: (1) o trabalho com os aspectos linguísticos representaria, para as docentes, um retorno às práticas tradicionais, (2) as docentes tinham dificuldade de reconhecer as características estilísticas do gênero e, por isso, não os abordaram nas aulas.
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