“LIBERTAÇÃO TOTAL”: MARCAS DE LETRAMENTOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Veronice Camargo da Silva Furb
  • Adriana Fischer UCPel

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p732-751

Palavras-chave:

Letramentos. Curso de Pedagogia. Contextos acadêmico, familiar e profissional.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo caracterizar as razões que motivaram uma aluna de uma universidade particular, do município de Bagé-RS, a escolher o curso de Pedagogia, tendo em vista as reflexões realizadas durante as aulas de uma disciplina, em que uma das autoras é docente. A pesquisa tem caráter qualitativo e caracteriza-se como um estudo de caso. As estratégias metodológicas se constituíram na aplicação e análise de um questionário a seis acadêmicas do 5º semestre do curso em questão. Para melhor discussão dos resultados, foi escolhida, então, como sujeito desta pesquisa, uma acadêmica que apresentou características peculiares na trajetória de ingresso no curso de Pedagogia, as quais a diferenciou das demais alunas. Os resultados apontam para a interação entre as práticas de letramento no convívio familiar e as práticas de letramento no ambiente profissional, o meio escolar, neste caso, como fator marcante na escolha pelo curso de Pedagogia. Ainda, compreender as razões motivadoras pela escolha do curso auxiliam, decisivamente, no entendimento de como os acadêmicos interagem e se posicionam em práticas de letramento acadêmico.

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Biografia do Autor

Veronice Camargo da Silva, Furb

UCPel

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Publicado

2012-12-29

Como Citar

SILVA, Veronice Camargo da; FISCHER, Adriana. “LIBERTAÇÃO TOTAL”: MARCAS DE LETRAMENTOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 732–751, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n3p732-751. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3465. Acesso em: 25 nov. 2024.