CONVERGÊNCIAS ENTRE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PESQUISA EDUCACIONAL SOBRE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE CONTRIBUIÇÕES AO TEMA PRODUZIDAS NO ÂMBITO DA ANPED SUL

Autores

  • Adriana Dickel Furb

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p707-731

Palavras-chave:

Alfabetização. Produção acadêmica. Estado do conhecimento. Educação.

Resumo

Este trabalho resulta de uma pesquisa sobre o estado do conhecimento em alfabetização, produzido na Região Sul, no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu em Educação. Com vistas a sistematizar informações que contribuam para o fortalecimento teórico-epistemológico das pesquisas da área e para a identificação dos potenciais e das questões lacunares presentes nessas produções, objetiva esboçar uma cartografia da produção científica que elege como problemática a aquisição das habilidades básicas da leitura e da escrita. Foram analisados 127 resumos (12 teses e 115 dissertações) de trabalhos produzidos entre 2006 e 2011, defendidas no âmbito de cinco cursos de Doutorado e 23 cursos de Mestrado Acadêmico. São apresentados elementos sobre: a pós-graduação em Educação na Região Sul, a origem institucional dos trabalhos selecionados e as linhas de pesquisa a que se vinculam, os temas, universo e problemas de investigação, as estratégias metodológicas utilizadas e as abordagens teóricas em que se baseiam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Dickel, Furb

PPGE/ME

Downloads

Publicado

2012-12-29

Como Citar

DICKEL, Adriana. CONVERGÊNCIAS ENTRE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PESQUISA EDUCACIONAL SOBRE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE CONTRIBUIÇÕES AO TEMA PRODUZIDAS NO ÂMBITO DA ANPED SUL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 707–731, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n3p707-731. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3464. Acesso em: 25 nov. 2024.