CONVERGÊNCIAS ENTRE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PESQUISA EDUCACIONAL SOBRE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE CONTRIBUIÇÕES AO TEMA PRODUZIDAS NO ÂMBITO DA ANPED SUL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p707-731Palavras-chave:
Alfabetização. Produção acadêmica. Estado do conhecimento. Educação.Resumo
Este trabalho resulta de uma pesquisa sobre o estado do conhecimento em alfabetização, produzido na Região Sul, no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu em Educação. Com vistas a sistematizar informações que contribuam para o fortalecimento teórico-epistemológico das pesquisas da área e para a identificação dos potenciais e das questões lacunares presentes nessas produções, objetiva esboçar uma cartografia da produção científica que elege como problemática a aquisição das habilidades básicas da leitura e da escrita. Foram analisados 127 resumos (12 teses e 115 dissertações) de trabalhos produzidos entre 2006 e 2011, defendidas no âmbito de cinco cursos de Doutorado e 23 cursos de Mestrado Acadêmico. São apresentados elementos sobre: a pós-graduação em Educação na Região Sul, a origem institucional dos trabalhos selecionados e as linhas de pesquisa a que se vinculam, os temas, universo e problemas de investigação, as estratégias metodológicas utilizadas e as abordagens teóricas em que se baseiam.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.