APRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p679-682Resumo
Os estudos do letramento têm ganhado força no Brasil, tanto por meio da produção científica gerada no âmbito da educação, da linguísitca aplicada e de outras áreas, quanto por meio da inserção do tema em documentos oficiais que norteiam a educação. As exigências relacionadas à leitura e à escrita, especialmente a partir de textos multissemióticos, desafiam educadores a refletir sobre o papel da escola diante da exclusão sociocultural e digital nas sociedades contemporâneas.
Com o objetivo de ampliar o debate em torno dos múltiplos letramentos e a fim de contribuir para a reflexão sobre os processos de ensinar e aprender na educação formal, este número da Revista Atos de Pesquisa em Educação reúne um grupo de pesquisadores que se debruçam sobre a temática dos letramentos. Os trabalhos aqui apresentados provêm de investigações acerca de práticas de leitura e de escrita, muitas delas mediadas pelas tecnologias, em diferentes contextos educacionais.
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