APRESENTAÇÃO

Autores

  • Maristela Pereira Fritzen Furb
  • Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig FURB
  • Edson Schroeder FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p679-682

Resumo

Os estudos do letramento têm ganhado força no Brasil, tanto por meio da produção científica gerada no âmbito da educação, da linguísitca aplicada e de outras áreas, quanto por meio da inserção do tema em documentos oficiais que norteiam a educação. As exigências relacionadas à leitura e à escrita, especialmente a partir de textos multissemióticos, desafiam educadores a refletir sobre o papel da escola diante da exclusão sociocultural e digital nas sociedades contemporâneas.

Com o objetivo de ampliar o debate em torno dos múltiplos letramentos e a fim de contribuir para a reflexão sobre os processos de ensinar e aprender na educação formal, este número da Revista Atos de Pesquisa em Educação reúne um grupo de pesquisadores que se debruçam sobre a temática dos letramentos. Os trabalhos aqui apresentados provêm de investigações acerca de práticas de leitura e de escrita, muitas delas mediadas pelas tecnologias, em diferentes contextos educacionais.

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Biografia do Autor

Maristela Pereira Fritzen, Furb

PPGE/ME

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Publicado

2012-12-29

Como Citar

FRITZEN, Maristela Pereira; HEINIG, Otilia Lizete de Oliveira Martins; SCHROEDER, Edson. APRESENTAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 679–682, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n3p679-682. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3463. Acesso em: 25 nov. 2024.