MEDIAÇÃO PARTILHADA, DIALOGIA DIGITAL E LETRAMENTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Adriana Rocha Bruno
  • Lucila Pesce

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p683-706

Palavras-chave:

Letramentos. Saberes docentes. Educação online. Dialogia digital. Mediação partilhada.

Resumo

O presente estudo apresenta dois conceitos – mediação partilhada (BRUNO, 2007) e dialogia digital (PESCE, 2003) – situando-os como instâncias basilares à construção da competência didática do professor contemporâneo. Para tanto, inicia suas considerações com uma discussão sobre dois temas: letramentos e formação de educadores, por entendê-los como campos do conhecimento que contextualizam os dois conceitos propostos neste texto. Tal discussão justifica-se em face de um cenário em que o uso dos dispositivos e interfaces digitais e em rede tem se fortalecido a cada dia no contexto educacional e, em particular, no ensino superior. O recrudescimento do uso das plataformas virtuais no cotidiano docente ocorre em duas esferas: como apoio à educação presencial e nas práticas afeitas à educação online. Diante desses determinantes contextuais, o artigo destaca a contribuição dos conceitos de mediação partilhada, dialogia digital e letramentos, no movimento em prol da refundamentação das práticas docentes voltadas à perspectiva crítico-reflexiva pós-formal, que se pretende dialógica e emancipadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Rocha Bruno

PPGE/ME

Downloads

Publicado

2012-12-29

Como Citar

BRUNO, Adriana Rocha; PESCE, Lucila. MEDIAÇÃO PARTILHADA, DIALOGIA DIGITAL E LETRAMENTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 683–706, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n3p683-706. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3461. Acesso em: 25 nov. 2024.