PROFESSORES INICIANTES: ACOLHIMENTO E CONDIÇÕES DE TRABALHO

Autores

  • Claudia Valéria Gabardo Univille
  • Márcia de Souza Hobold Univille

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p530-549

Palavras-chave:

Trabalho docente - início da carreira – ensino fundamental

Resumo

A fase de iniciação profissional docente é um momento de grande importância na constituição da carreira do professor e da sua identidade. O processo de inserção de professores iniciantes tem-se constituído em um momento de suma importância na carreira do professor, não apenas por ser um período de adaptação à profissão docente, mas, sobretudo, pelas implicações dele decorrentes. Nesse processo, se a recepção e integração com os pares e as condições de trabalho não forem adequadas, a tendência é potencializar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos professores em início de carreira, podendo causar desconforto e sofrimento. Com o objetivo de conhecer como se dá o acolhimento e as condições de trabalho aos professores iniciantes, esta pesquisa teve como sujeitos professores iniciantes, com até três anos de ingresso na Rede Municipal de Ensino, recém-saídos da graduação, independente da formação, idade e sexo. Diante da quantidade elevada de sujeitos e por se tratar de um levantamento de dados, compreende-se que esta pesquisa articula-se ao tipo survey. Assim, os sujeitos envolvidos foram “ouvidos” através de questionário pré-elaborado, com perguntas abertas e fechadas. Teoricamente, este estudo referencia-se em Marcelo (1992 e 1999), Nóvoa (1992) e Huberman (1989, 1992 e 1995), entre outros. Por meio dos dados coletados, percebeu-se que se o ambiente e as condições de trabalho não forem adequados, a tendência é potencializar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos professores em início de carreira, podendo causar desconforto e sofrimento, desencadeando, inclusive, a vontade de deixar a profissão. Ou seja, as dificuldades dos professores iniciantes estão intrinsecamente ligadas às suas condições de trabalho, as quais influenciam diretamente nas suas vidas e nos resultados almejados como profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Valéria Gabardo, Univille

Graduada em letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1986). Especialista em Língua e Literatura Brasileira pela UFPR e, atualmente, é mestranda em Educação pela Universidade da Região de Joinville. Atua como diretora executiva da Secretaria Municipal de Educação de Joinville e é professora colaboradora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Tem experiência na Educação Básica, como professora e gestora. Publicou o livro "Tempos de Educar - Os caminhos da historia do ensino de Joinville-SC

Márcia de Souza Hobold, Univille

Graduada em Pedagogia e Psicologia. Mestre em Educação. Doutora em Educação - Psicologia da Educação. Desenvolve pesquisas na área do trabalho e formação de professores, com interesse nas temáticas do trabalho e desenvolvimento do professor, constituição da profissionalidade e identidade profissional dos docentes e saberes dos professores. Teve experiência profissional na área da Psicologia Escolar, como professora da educação básica e coordenadora pedagógica. Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. É Membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da UNIVILLE, pesquisadora vinculada ao projeto de pesquisa do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação - CIERS-ed., vinculado à Fundação Carlos Chagas - FCC/SP e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Profissional dos Professores do Programa de Educação - Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP.

Downloads

Publicado

2013-08-19

Como Citar

GABARDO, Claudia Valéria; HOBOLD, Márcia de Souza. PROFESSORES INICIANTES: ACOLHIMENTO E CONDIÇÕES DE TRABALHO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 530–549, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n2p530-549. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3356. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Número Temático