PROFESSORES INICIANTES: ACOLHIMENTO E CONDIÇÕES DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p530-549Palavras-chave:
Trabalho docente - início da carreira – ensino fundamentalResumo
A fase de iniciação profissional docente é um momento de grande importância na constituição da carreira do professor e da sua identidade. O processo de inserção de professores iniciantes tem-se constituído em um momento de suma importância na carreira do professor, não apenas por ser um período de adaptação à profissão docente, mas, sobretudo, pelas implicações dele decorrentes. Nesse processo, se a recepção e integração com os pares e as condições de trabalho não forem adequadas, a tendência é potencializar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos professores em início de carreira, podendo causar desconforto e sofrimento. Com o objetivo de conhecer como se dá o acolhimento e as condições de trabalho aos professores iniciantes, esta pesquisa teve como sujeitos professores iniciantes, com até três anos de ingresso na Rede Municipal de Ensino, recém-saídos da graduação, independente da formação, idade e sexo. Diante da quantidade elevada de sujeitos e por se tratar de um levantamento de dados, compreende-se que esta pesquisa articula-se ao tipo survey. Assim, os sujeitos envolvidos foram “ouvidos” através de questionário pré-elaborado, com perguntas abertas e fechadas. Teoricamente, este estudo referencia-se em Marcelo (1992 e 1999), Nóvoa (1992) e Huberman (1989, 1992 e 1995), entre outros. Por meio dos dados coletados, percebeu-se que se o ambiente e as condições de trabalho não forem adequados, a tendência é potencializar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos professores em início de carreira, podendo causar desconforto e sofrimento, desencadeando, inclusive, a vontade de deixar a profissão. Ou seja, as dificuldades dos professores iniciantes estão intrinsecamente ligadas às suas condições de trabalho, as quais influenciam diretamente nas suas vidas e nos resultados almejados como profissionais.
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