A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p592-619Palavras-chave:
formação inicial, experiência educativa, pedagogia da experiênciaResumo
No presente texto, discute-se o lugar da experiência educativa na formação inicial de professores, argumentando-se a favor de uma epistemologia praxeológica direcionada à interrogação e à transformação da educação escolar. Parte-se de uma crítica ao modo como os programas de formação tendem a afastar-se da sua função profissionalizante, silenciando a experiência educativa e favorecendo a hegemonia do conhecimento académico, o que reforça o divórcio entre quem pensa e quem pratica a educação e impede a formação de profissionais reflexivos. Ainda a este propósito, são evidenciados problemas que afetam o estágio nesses programas e o modo como as reformas de orientação transformadora podem encontrar resistência, sinalizando a prevalência de uma cultura fragmentada e desprofissionalizada, face à qual se torna necessário contrapor a agência dos formadores no estudo e avanço da sua profissão. Finalmente, apresenta-se uma estratégia que pode favorecer uma pedagogia da experiência na formação – análise e construção de casos de ensino. Ao promover uma epistemologia praxeológica na reconfiguração do conhecimento profissional, a estratégia gera processos de aprendizagem potencialmente transformadores e emancipatórios, para além de favorecer a produção de conhecimento sobre a formação.
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