A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Flávia Vieira Universidade do Minho Instituto de Educação

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p592-619

Palavras-chave:

formação inicial, experiência educativa, pedagogia da experiência

Resumo

No presente texto, discute-se o lugar da experiência educativa na formação inicial de professores, argumentando-se a favor de uma epistemologia praxeológica direcionada à interrogação e à transformação da educação escolar. Parte-se de uma crítica ao modo como os programas de formação tendem a afastar-se da sua função profissionalizante, silenciando a experiência educativa e favorecendo a hegemonia do conhecimento académico, o que reforça o divórcio entre quem pensa e quem pratica a educação e impede a formação de profissionais reflexivos. Ainda a este propósito, são evidenciados problemas que afetam o estágio nesses programas e o modo como as reformas de orientação transformadora podem encontrar resistência, sinalizando a prevalência de uma cultura fragmentada e desprofissionalizada, face à qual se torna necessário contrapor a agência dos formadores no estudo e avanço da sua profissão. Finalmente, apresenta-se uma estratégia que pode favorecer uma pedagogia da experiência na formação – análise e construção de casos de ensino. Ao promover uma epistemologia praxeológica na reconfiguração do conhecimento profissional, a estratégia gera processos de aprendizagem potencialmente transformadores e emancipatórios, para além de favorecer a produção de conhecimento sobre a formação.

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Biografia do Autor

Flávia Vieira, Universidade do Minho Instituto de Educação

Instituto de Educação

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão

Áreas: Supervisão/ formação de professores, educação em línguas, pedagogia universitária

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Publicado

2013-08-31

Como Citar

VIEIRA, Flávia. A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 592–619, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n2p592-619. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3348. Acesso em: 25 nov. 2024.

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