DO LADO DOS PROFESSORES: POSIÇÃO DE CAMPO E TOMADA DE POSIÇÃO

Autores

  • Clotenir Damasceno Rabelo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p728-756

Palavras-chave:

CAMPO EDUCACIONAL - PROFISSÃO DOCENTE –– JOGOS SIMBÓLICOS – SENTIDO E LUCRO – PRAZER SIMBÓLICO – DOR SIMBÓLICA

Resumo

Este trabalho é fruto de pesquisa empírica intitulada Sentido e Lucro da Missão: Jogos simbólicos de prazer e dor na ação docente, realizada no âmbito do Curso de Especialização em Formação de Professores, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, nos anos de 2001-2002. É um recorte do conjunto da pesquisa, centrado na visão que os professores têm de sua profissão e de seu trabalho, relatando a ação desses agentes vista de sua posição no campo educacional. Tematiza a profissão docente, suas peculiaridades, suas condições de trabalho, seus sentidos e lucros, e nesse caso, toma como instrumento as produções pictográficas e relatos dos sujeitos envolvidos, para realizar a análise de tais objetos sob conceitos oriundos do pensamento sociológico de Pierre Bourdieu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clotenir Damasceno Rabelo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2013-08-31

Como Citar

RABELO, Clotenir Damasceno. DO LADO DOS PROFESSORES: POSIÇÃO DE CAMPO E TOMADA DE POSIÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 728–756, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n2p728-756. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3341. Acesso em: 25 nov. 2024.