DO LADO DOS PROFESSORES: POSIÇÃO DE CAMPO E TOMADA DE POSIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p728-756Palavras-chave:
CAMPO EDUCACIONAL - PROFISSÃO DOCENTE –– JOGOS SIMBÓLICOS – SENTIDO E LUCRO – PRAZER SIMBÓLICO – DOR SIMBÓLICAResumo
Este trabalho é fruto de pesquisa empírica intitulada Sentido e Lucro da Missão: Jogos simbólicos de prazer e dor na ação docente, realizada no âmbito do Curso de Especialização em Formação de Professores, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, nos anos de 2001-2002. É um recorte do conjunto da pesquisa, centrado na visão que os professores têm de sua profissão e de seu trabalho, relatando a ação desses agentes vista de sua posição no campo educacional. Tematiza a profissão docente, suas peculiaridades, suas condições de trabalho, seus sentidos e lucros, e nesse caso, toma como instrumento as produções pictográficas e relatos dos sujeitos envolvidos, para realizar a análise de tais objetos sob conceitos oriundos do pensamento sociológico de Pierre Bourdieu.Downloads
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