DO LADO DOS PROFESSORES: POSIÇÃO DE CAMPO E TOMADA DE POSIÇÃO

Autores

  • Clotenir Damasceno Rabelo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p728-756

Palavras-chave:

CAMPO EDUCACIONAL - PROFISSÃO DOCENTE –– JOGOS SIMBÓLICOS – SENTIDO E LUCRO – PRAZER SIMBÓLICO – DOR SIMBÓLICA

Resumo

Este trabalho é fruto de pesquisa empírica intitulada Sentido e Lucro da Missão: Jogos simbólicos de prazer e dor na ação docente, realizada no âmbito do Curso de Especialização em Formação de Professores, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, nos anos de 2001-2002. É um recorte do conjunto da pesquisa, centrado na visão que os professores têm de sua profissão e de seu trabalho, relatando a ação desses agentes vista de sua posição no campo educacional. Tematiza a profissão docente, suas peculiaridades, suas condições de trabalho, seus sentidos e lucros, e nesse caso, toma como instrumento as produções pictográficas e relatos dos sujeitos envolvidos, para realizar a análise de tais objetos sob conceitos oriundos do pensamento sociológico de Pierre Bourdieu.

Downloads

Biografia do Autor

Clotenir Damasceno Rabelo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2013-08-31

Como Citar

RABELO, Clotenir Damasceno. DO LADO DOS PROFESSORES: POSIÇÃO DE CAMPO E TOMADA DE POSIÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 728–756, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n2p728-756. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3341. Acesso em: 8 maio. 2025.