POLÍTICAS CURRICULARES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E DIVERSIDADE

Autores

  • Maria do Carmo Gonçalo Santos Universidade Federal de Pernambuco Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru
  • Maria Eliete Santiago UFPE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p568-591

Palavras-chave:

Políticas Curriculares. Formação de professores/as. Diversidade.

Resumo

 

Situada no contexto das políticas públicas para a educação básica, o crescente interesse pela formação de professores/as, gera movimentos e tensões em torno do currículo da formação. Este artigo discute sobre as políticas curriculares para a formação de professores/as, com foco na temática da diversidade. Inicialmente tratamos do modelo dos conteúdos culturais-cognitivos e do modelo pedagógico-didático como modelos que sustentam os currículos de formação (SAVIANI, 2009). A partir das políticas neoliberais e do movimento de resistência da categoria, destacamos alguns dos  marcos legais principais que norteiam os limites e as condições da formação docente (BRZEZINSKI, 2010). Este trabalho, de natureza qualitativa, porque considera a complexidade do real e a possibilidade de incluir diferentes perspectivas (GUBA; LINCOIN, 2006), foi construído a partir de fonte bibliográfica, com o intuito de ampliar o conhecimento (LAKATOS; MARCONI, 2003). Identificamos a importância de tomar o “chão da escola” e suas demandas como suporte para os currículos de formação docente e para a valorização do magistério; atentando para a diversidade, enquanto caminho para a educação intercultural (CANDAU, 2008).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Gonçalo Santos, Universidade Federal de Pernambuco Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru

Professora das licenciaturas em Pedagogia, Filosofia e História, lecionando as disciplinas Formação e Profissionalização Docente, Prática de Ensino, na FAFICA/PE. Doutoranda pela Universidade Federal de Pernambuco, no núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica.

Maria Eliete Santiago, UFPE

Professora titular do Centro de Educação da UFPE- Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica. Coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco. mesantiago@uol.com.br

Downloads

Publicado

2013-08-31

Como Citar

SANTOS, Maria do Carmo Gonçalo; SANTIAGO, Maria Eliete. POLÍTICAS CURRICULARES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E DIVERSIDADE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 568–591, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n2p568-591. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3335. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Número Temático