POLÍTICAS CURRICULARES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E DIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p568-591Palavras-chave:
Políticas Curriculares. Formação de professores/as. Diversidade.Resumo
Situada no contexto das políticas públicas para a educação básica, o crescente interesse pela formação de professores/as, gera movimentos e tensões em torno do currículo da formação. Este artigo discute sobre as políticas curriculares para a formação de professores/as, com foco na temática da diversidade. Inicialmente tratamos do modelo dos conteúdos culturais-cognitivos e do modelo pedagógico-didático como modelos que sustentam os currículos de formação (SAVIANI, 2009). A partir das políticas neoliberais e do movimento de resistência da categoria, destacamos alguns dos marcos legais principais que norteiam os limites e as condições da formação docente (BRZEZINSKI, 2010). Este trabalho, de natureza qualitativa, porque considera a complexidade do real e a possibilidade de incluir diferentes perspectivas (GUBA; LINCOIN, 2006), foi construído a partir de fonte bibliográfica, com o intuito de ampliar o conhecimento (LAKATOS; MARCONI, 2003). Identificamos a importância de tomar o “chão da escola” e suas demandas como suporte para os currículos de formação docente e para a valorização do magistério; atentando para a diversidade, enquanto caminho para a educação intercultural (CANDAU, 2008).
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