A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA: MAPEAMENTO E ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS DAS INSTITUIÇÕES DE MINAS GERAIS

Autores

  • Fabiana de Oliveira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Daniela A. Eufrásio Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL (MG)
  • Maria Emília A. da C. Torres Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p642-656

Palavras-chave:

disciplina – currículos – língua portuguesa - licenciaturas

Resumo

O objetivo do presente artigo é mapear as diversas configurações da disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (MELP) nas instituições de ensino superior de Minas Gerais a partir da análise dos currículos dos cursos de Letras visando identificar a existência ou não de uma identidade dessa disciplina, bem como verificar que pressupostos de Letramento materializa-se na formação do professor de língua materna. A pesquisa foi realizada em dez instituições de ensino superior de Minas Gerais que possuem o curso de Letras voltado às licenciaturas para a formação do professor de língua materna. A metodologia adotada para a execução desta pesquisa fundamentou-se na análise de currículos e de programas de disciplinas relacionado ao curso supracitado, sendo assim, tratou-se, pois, de uma investigação que se desenvolve sobre a análise de documentos. A análise dos dados encontrados leva-nos a afirmar a existência de uma gama variada de organização da disciplina MELP relacionando-se aos objetivos dos seus programas de ensino, bem como suas cargas horárias dificultando a construção de uma base integrada na formação desse futuro professor em nível nacional visando uma formação de qualidade considerando os documentos oficiais para essa área de formação.

Palavras-chave: disciplina – currículos – língua portuguesa - licenciaturas

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Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Formada em Pedagogia com Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professora do Instituto de Ciências Humanas (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Daniela A. Eufrásio, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL (MG)

Formada em Letras e Linguística, com Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutoranda na mesma instituição. Atualmente é professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Maria Emília A. da C. Torres, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG

Formada em Letras com Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e atualmente é professora do Instituto de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

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Publicado

2013-08-31

Como Citar

OLIVEIRA, Fabiana de; EUFRÁSIO, Daniela A.; TORRES, Maria Emília A. da C. A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA: MAPEAMENTO E ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS DAS INSTITUIÇÕES DE MINAS GERAIS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 642–656, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n2p642-656. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3326. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Número Temático