A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA: MAPEAMENTO E ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS DAS INSTITUIÇÕES DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p642-656Palavras-chave:
disciplina – currículos – língua portuguesa - licenciaturasResumo
O objetivo do presente artigo é mapear as diversas configurações da disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (MELP) nas instituições de ensino superior de Minas Gerais a partir da análise dos currículos dos cursos de Letras visando identificar a existência ou não de uma identidade dessa disciplina, bem como verificar que pressupostos de Letramento materializa-se na formação do professor de língua materna. A pesquisa foi realizada em dez instituições de ensino superior de Minas Gerais que possuem o curso de Letras voltado às licenciaturas para a formação do professor de língua materna. A metodologia adotada para a execução desta pesquisa fundamentou-se na análise de currículos e de programas de disciplinas relacionado ao curso supracitado, sendo assim, tratou-se, pois, de uma investigação que se desenvolve sobre a análise de documentos. A análise dos dados encontrados leva-nos a afirmar a existência de uma gama variada de organização da disciplina MELP relacionando-se aos objetivos dos seus programas de ensino, bem como suas cargas horárias dificultando a construção de uma base integrada na formação desse futuro professor em nível nacional visando uma formação de qualidade considerando os documentos oficiais para essa área de formação.
Palavras-chave: disciplina – currículos – língua portuguesa - licenciaturas
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