DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: NOVO CONTEXTO, NOVAS CONFIGURAÇÕES E REPRESENTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p500-529Palavras-chave:
Docência. Ensino Superior. Representações Sociais. LicenciaturasResumo
O artigo, resultado de pesquisa desenvolvida no curso de mestrado em Educação da UFPE, analisa as representações sociais de docência no ensino superior construídas por estudantes de licenciaturas. Partimos do pressuposto de que o cenário de transformações e expansão da Educação Superior influencia na construção de representações sociais. Adotamos como referencial teórico-metodológico a Teoria do Núcleo Central, proposta por Abric (2000). Apoiamo-nos ainda em Freire (1996), Masetto (1998; 2003), Tardif (2002), Zabalza (2004), dentre outros, que discutem a docência, entendendo-a como campo complexo e multidimensional. O estudo, de natureza qualitativa, tomou como campo empírico uma instituição de ensino superior privada e como participantes 194 estudantes de licenciaturas. O procedimento de coleta de dados utilizado foi a técnica de associação livre de palavras, cujos dados foram analisados com o auxílio do software EVOC, (VÈRGES-2003). Os dados revelaram que as representações sociais de docência no ensino superior construídas pelos estudantes das licenciaturas transcendem a mera instrução/transmissão de conteúdos específicos e se afiguram como algo amplo e global da ação do professor. Assim, os elementos que estruturam e organizam a representação social de docência oferecem indícios de uma ruptura dos modelos conservadores de ensino e de aprendizagem predominantes na cultura universitária, para representá-la como interlocução de aprendizagens, demandando mobilização socioafetiva, política e crítica.
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