A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Luciana Soares Muniz "Universidade de Brasília" e "Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia"
  • Albertina Mitjáns Martínez "Universidade de Brasília"

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p778-809

Palavras-chave:

Alfabetização. Leitura. Escrita. Criatividade. Subjetividade. Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal apresentar reflexões tecidas a partir de uma revisão bibliográfica da produção científica relacionada à aprendizagem da leitura e da escrita no período de 2000 a julho de 2012. Nossas consultas foram realizadas na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD e do SCIELO. Podemos asseverar que a aprendizagem da leitura e da escrita constitui-se como uma área consolidada no campo científico, com uma vasta produção de pesquisas, com diferenciações de enfoques, conceitos e metodologias de pesquisa, sobre as quais elencamos duas categorias de análise, assim delimitadas: trabalhos voltados aos processos cognitivos da aprendizagem e investigações direcionadas às relações histórico-culturais deste processo. Entre as zonas de sentido que se abrem nesta área, destacamos a necessidade de investimentos em estudos específicos sobre a criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita e suas inter-relações com o desenvolvimento da subjetividade, uma vez que não identificamos pesquisas nesta direção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Soares Muniz, "Universidade de Brasília" e "Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia"

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Desde 2005 é Professora da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na Área de Alfabetização Inicial. Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB/2011), suas principais pesquisas e publicações se referem às áreas da aprendizagem, criatividade, subjetividade, cotidiano escolar, leitura e escrita.

Albertina Mitjáns Martínez, "Universidade de Brasília"

Possui graduação em Psicologia - Universidad de La Havana (1971), doutorado em Ciências Psicologicas - Universidad de La Havana (1993) e pós-doutorado na Universidade Autônoma de Madri (2007). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade de Brasília e professora colaboradora do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade de São Carlos de Guatemala. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Criatividade e Inovação e Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade e inovação em diferentes contextos, subjetividade, aprendizagem e educação inclusiva.

Downloads

Publicado

2013-08-31

Como Citar

MUNIZ, Luciana Soares; MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 778–809, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n2p778-809. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3273. Acesso em: 25 nov. 2024.