A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p778-809Palavras-chave:
Alfabetização. Leitura. Escrita. Criatividade. Subjetividade. Aprendizagem.Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal apresentar reflexões tecidas a partir de uma revisão bibliográfica da produção científica relacionada à aprendizagem da leitura e da escrita no período de 2000 a julho de 2012. Nossas consultas foram realizadas na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD e do SCIELO. Podemos asseverar que a aprendizagem da leitura e da escrita constitui-se como uma área consolidada no campo científico, com uma vasta produção de pesquisas, com diferenciações de enfoques, conceitos e metodologias de pesquisa, sobre as quais elencamos duas categorias de análise, assim delimitadas: trabalhos voltados aos processos cognitivos da aprendizagem e investigações direcionadas às relações histórico-culturais deste processo. Entre as zonas de sentido que se abrem nesta área, destacamos a necessidade de investimentos em estudos específicos sobre a criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita e suas inter-relações com o desenvolvimento da subjetividade, uma vez que não identificamos pesquisas nesta direção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.