DA POLÍTICA E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: O CURRICULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n1p420-433Resumo
RESUMO
Desde a LDB 5692/71, o ensino fundamental era caracterizado por oito anos de duração. Em 2005, a legislação altera essa organização definindo em nove anos a duração do ensino fundamental. Nesta pesquisa investigamos as mudanças curriculares decorrentes desta política pública no âmbito de onze municípios Catarinenses. Caracterizou-se como um estudo de enfoque qualitativo cujo emprego de análise de conteúdo serviu para tabulação dos dados. Como resultados, de fato, poucas alterações em relação às mudanças curriculares foram observadas. As maiores preocupações circularam em torno da idade de corte para matrícula, conteúdos para as crianças de primeiro ano (6 anos de idade), organização de espaço físico, seleção de professores para este grupo de 6 anos. Percebemos que houve uma antecipação da alfabetização, no entanto o foco de trabalho apoiado numa metodologia de ensino e de avaliação bastante reprodutivistas, sendo a lista de conteúdos por disciplinas o norte de todo o trabalho. No entanto, esta pesquisa também sinalizou que devido ao fato de o MEC dar orientações genéricas em relação a isso, as mudanças se tornaram um compromisso, de certa forma, solitário de cada município.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino Fundamental de nove anos, Currículo, Política de currículo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.