DA POLÍTICA E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: O CURRICULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Autores

  • Verônica Gesser UNIVALI
  • Patricia Murara UNIVALI
  • Zemilda dos Santos UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n1p420-433

Resumo

RESUMO

Desde a LDB 5692/71, o ensino fundamental era caracterizado por oito anos de duração. Em 2005, a legislação altera essa organização definindo em nove anos a duração do ensino fundamental. Nesta pesquisa investigamos as mudanças curriculares decorrentes desta política pública no âmbito de onze municípios Catarinenses. Caracterizou-se como um estudo de enfoque qualitativo cujo emprego de análise de conteúdo serviu para tabulação dos dados. Como resultados, de fato, poucas alterações em relação às mudanças curriculares foram observadas. As maiores preocupações circularam em torno da idade de corte para matrícula, conteúdos para as crianças de primeiro ano (6 anos de idade), organização de espaço físico, seleção de professores para este grupo de 6 anos.   Percebemos que houve uma antecipação da alfabetização, no entanto o foco de trabalho apoiado numa metodologia de ensino e de avaliação bastante reprodutivistas, sendo a lista de conteúdos por disciplinas o norte de todo o trabalho. No entanto, esta pesquisa também sinalizou que devido ao fato de o MEC dar orientações genéricas em relação a isso, as mudanças se tornaram um compromisso, de certa forma, solitário de cada município.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Fundamental de nove anos, Currículo, Política de currículo.

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Publicado

2013-04-26

Como Citar

GESSER, Verônica; MURARA, Patricia; DOS SANTOS, Zemilda. DA POLÍTICA E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: O CURRICULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 420–433, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n1p420-433. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3261. Acesso em: 25 nov. 2024.