INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: DIFERENTES DISCURSOS, DIFERENTES EXPECTATIVAS

Autores

  • Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
  • Maria Inês Naujorks Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p938-962

Resumo

As políticas de inclusão de estudantes com deficiência têm ocupado crescente espaço nos debates educacionais e reportam à trajetória da democratização do ensino em todos os níveis.  O termo inclusão, atualmente, está em voga e sua adoção remete a argumentos sedutores e inquestionáveis do ponto de vista dos direitos humanos, sociais, educacionais e éticos, embora os “bastidores desse palco” possam revelar perversidades. Este artigo parte de um estudo realizado por Pieczkowski (2008), o qual investigou o processo de inclusão de universitários com deficiências, na percepção dos próprios estudantes. A pesquisa envolveu 18 estudantes matriculados numa instituição de ensino superior de Santa Catarina no período em que eles foram entrevistados, no segundo semestre de 2007. Foram analisadas treze entrevistas, representando: cinco estudantes com deficiência visual (cegos ou baixa visão); quatro estudantes com deficiência física e quatro estudantes com deficiência auditiva. Para este texto, com base em referenciais foucaultianos, realizamos a análise do discurso de estudantes acerca de uma das questões de pesquisa, a qual refere as expectativas em relação às posturas inclusivas na universidade. Buscamos compreender a constituição dos sujeitos na trama histórica que resulta, atualmente, nas políticas de inclusão. Os discursos dos estudantes possibilitaram a organização deste artigo em quatro dimensões de análise: comunicação, estrutura física, atitudes e disponibilidade e uso de equipamentos e recursos pedagógicos. Constatamos que alguns dos entrevistados sentem-se culpados pela própria deficiência, chamando para si o compromisso de adaptar-se ao contexto universitário. Reivindicações tímidas, expressões e verbos usados de forma imprecisa, expressam o poder de uma estrutura fundamentada na história da exclusão dos diferentes.  Os discursos destacados nos levam a considerar que a deficiência ainda é concebida pelos alunos como um fenômeno que diz respeito unicamente à pessoa que a possui.

 

Palavras-chave: Inclusão. Estudantes com deficiência. Ensino superior. Análise do discurso.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro; NAUJORKS, Maria Inês. INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: DIFERENTES DISCURSOS, DIFERENTES EXPECTATIVAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 938–962, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n3p938-962. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3231. Acesso em: 25 nov. 2024.