INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: DIFERENTES DISCURSOS, DIFERENTES EXPECTATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p938-962Resumo
As políticas de inclusão de estudantes com deficiência têm ocupado crescente espaço nos debates educacionais e reportam à trajetória da democratização do ensino em todos os níveis. O termo inclusão, atualmente, está em voga e sua adoção remete a argumentos sedutores e inquestionáveis do ponto de vista dos direitos humanos, sociais, educacionais e éticos, embora os “bastidores desse palco” possam revelar perversidades. Este artigo parte de um estudo realizado por Pieczkowski (2008), o qual investigou o processo de inclusão de universitários com deficiências, na percepção dos próprios estudantes. A pesquisa envolveu 18 estudantes matriculados numa instituição de ensino superior de Santa Catarina no período em que eles foram entrevistados, no segundo semestre de 2007. Foram analisadas treze entrevistas, representando: cinco estudantes com deficiência visual (cegos ou baixa visão); quatro estudantes com deficiência física e quatro estudantes com deficiência auditiva. Para este texto, com base em referenciais foucaultianos, realizamos a análise do discurso de estudantes acerca de uma das questões de pesquisa, a qual refere as expectativas em relação às posturas inclusivas na universidade. Buscamos compreender a constituição dos sujeitos na trama histórica que resulta, atualmente, nas políticas de inclusão. Os discursos dos estudantes possibilitaram a organização deste artigo em quatro dimensões de análise: comunicação, estrutura física, atitudes e disponibilidade e uso de equipamentos e recursos pedagógicos. Constatamos que alguns dos entrevistados sentem-se culpados pela própria deficiência, chamando para si o compromisso de adaptar-se ao contexto universitário. Reivindicações tímidas, expressões e verbos usados de forma imprecisa, expressam o poder de uma estrutura fundamentada na história da exclusão dos diferentes. Os discursos destacados nos levam a considerar que a deficiência ainda é concebida pelos alunos como um fenômeno que diz respeito unicamente à pessoa que a possui.
Palavras-chave: Inclusão. Estudantes com deficiência. Ensino superior. Análise do discurso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.