O ENSINO DE ARTES PARA CRIANÇAS DE CRECHES: EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS, SENSORIAIS E CRIATIVAS

Autores

  • Cinthia Magda Fernandes Ariosi Prefeitura Municipal de Bauru Unesp/Univesp (FAAC/Bauru)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p127-154

Palavras-chave:

Ensino de artes

Resumo

Este artigo se propõe a discutir o ensino de artes na escola de educação infantil, especificamente nas turmas de creche (0 a 3 anos). Busca-se: refletir sobre o ensino de artes a crianças de 0 a 3 anos de idade na escola de educação infantil; caracterizar cognitivamente essas crianças; relacionar as diretrizes curriculares para a educação infantil com as diretrizes para ensino de artes; identificar os conteúdos das linguagens artísticas adequados à referida faixa etária; apresentar propostas de organização do ambiente físico e atividades para serem desenvolvidas com as crianças de creche. As questões que se pretende responder são: quais as capacidades cognitivas presentes nas crianças desta faixa etária? Quais as potencialidades educativas das linguagens artísticas para o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos? Quais intervenções e situações de aprendizagem os educadores podem promover para favorecer o desenvolvimento sensorial, sensível e criativo das crianças? Para se obter materiais e dados que subsidiassem essa reflexão, foram feitas pesquisa bibliográfica e documental e análise de dados empíricos coletados na Itália por meio de entrevistas e observação direta e relato de experiência pessoal. Os resultados obtidos apresentam uma proposta educativa para crianças de creche que considere a multiplicidade de linguagens que a criança utiliza para se comunicar e representar o mundo, os outros e a si própria; nesse sentido, a creche tem um papel muito importante na criação de oportunidade de vivências sensoriais, estáticas e criativas, fundamenta-se na preocupação com o desenvolvimento da linguagem oral e do desenho.

Palavras-chave: Ensino de artes. Creche. Diferentes linguagens. Criatividade. Reggio Emilia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinthia Magda Fernandes Ariosi, Prefeitura Municipal de Bauru Unesp/Univesp (FAAC/Bauru)

É doutora em Educação na linha de "gestão de unidades escolares e políticas educacionais", do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Marília com Bolsa Sanduíche financiada pela CAPES - Estágio intercalar de doutoramento na Itália junto ao Conselho Nacional de Pesquisa, Instituto de Ciência e Teconologia da Cognição, sob a orientação da Drª Tullia Musatti. É professora da Prefeitura Municipal de Bauru na divisão de Educação Infantil. Trabalha como decente no Ensino Superior desde 2005, em diversas instituições da região de Bauru/SP. É orientadora de disciplina do curso de Pedagogia do convenio Unesp/Univesp (FAAC/Bauru).

Downloads

Publicado

2014-06-13

Como Citar

ARIOSI, Cinthia Magda Fernandes. O ENSINO DE ARTES PARA CRIANÇAS DE CRECHES: EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS, SENSORIAIS E CRIATIVAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 127–154, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n1p127-154. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3193. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos