O ENSINO DE ARTES PARA CRIANÇAS DE CRECHES: EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS, SENSORIAIS E CRIATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p127-154Palavras-chave:
Ensino de artesResumo
Este artigo se propõe a discutir o ensino de artes na escola de educação infantil, especificamente nas turmas de creche (0 a 3 anos). Busca-se: refletir sobre o ensino de artes a crianças de 0 a 3 anos de idade na escola de educação infantil; caracterizar cognitivamente essas crianças; relacionar as diretrizes curriculares para a educação infantil com as diretrizes para ensino de artes; identificar os conteúdos das linguagens artísticas adequados à referida faixa etária; apresentar propostas de organização do ambiente físico e atividades para serem desenvolvidas com as crianças de creche. As questões que se pretende responder são: quais as capacidades cognitivas presentes nas crianças desta faixa etária? Quais as potencialidades educativas das linguagens artísticas para o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos? Quais intervenções e situações de aprendizagem os educadores podem promover para favorecer o desenvolvimento sensorial, sensível e criativo das crianças? Para se obter materiais e dados que subsidiassem essa reflexão, foram feitas pesquisa bibliográfica e documental e análise de dados empíricos coletados na Itália por meio de entrevistas e observação direta e relato de experiência pessoal. Os resultados obtidos apresentam uma proposta educativa para crianças de creche que considere a multiplicidade de linguagens que a criança utiliza para se comunicar e representar o mundo, os outros e a si própria; nesse sentido, a creche tem um papel muito importante na criação de oportunidade de vivências sensoriais, estáticas e criativas, fundamenta-se na preocupação com o desenvolvimento da linguagem oral e do desenho.
Palavras-chave: Ensino de artes. Creche. Diferentes linguagens. Criatividade. Reggio Emilia.
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