AS PRÁTICAS DE ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Heloisa Dragojevic Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista PIBIQ/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n2p610-625

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Práticas Pedagógicas. Formação de Professores.

Resumo

Esse artigo baseia-se em uma pesquisa que teve como problema investigar quais são as práticas pedagógicas presentes na sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental referentes ao ensino da escrita. Tal estudo permitiu identificar as atividades envolvendo o uso da escrita que são propostas com maior frequência em sala de aula. A pesquisa partiu de dados empíricos, coletados em uma escola estadual da Região Metropolitana de Campinas (SP), baseando-se numa abordagem qualitativa. A metodologia pautou-se por observações das práticas escolares de uso da escrita realizadas nas classes de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Os dados obtidos foram registrados em diário de campo. A discussão sobre as práticas pedagógicas observadas possibilitou mais uma reflexão sobre a alfabetização e o ensino da língua nos anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando a distância que se tem encontrado entre as publicações na área da alfabetização e linguagem, no que se refere às concepções e ao ensino e o que se tem efetivamente encontrado na sala de aula. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

PPGE/ME

Downloads

Publicado

2012-07-11

Como Citar

TASSONI, Elvira Cristina Martins; DRAGOJEVIC, Heloisa. AS PRÁTICAS DE ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 610–625, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n2p610-625. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3169. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas