PRÁTICAS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n2p595-609Palavras-chave:
Práticas de inclusão. Crianças. Educação Infantil.Resumo
Este artigo analisa a prática de inclusão de crianças na Educação Infantil da rede municipal de ensino de Recife-PE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou o procedimento de observação. Participaram do estudo alunos de uma turma de creche e sua professora. Na turma estavam matriculados dois alunos com deficiência. Os resultados do estudo revelaram que a inclusão na Educação Infantil como direito ainda está distante de se concretizar, pois não foi fácil localizar uma turma que recebesse crianças com deficiência. Lá chegando, constatamos que não acontece uma inclusão plena dessas crianças, pois não há modificações no currículo, espaço escolar e prática docente. As crianças devem se adaptar a um espaço e práticas que não sofreram modificações para recebê-las.
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