EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO PIAUÍ: O PROGRAMA ‘E-TEC BRASIL’ DA UFPI EM FOCO

Autores

  • Jackelline Cristina Ost Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Sidclay Ferreira Maia Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n2p582-594

Palavras-chave:

Educação à distância. Políticas Públicas. E-Tec Brasil.

Resumo

Pelo grande poder de alcance e grande velocidade de execução, a oferta de cursos na modalidade de educação a distância cresce continuamente no Brasil. Por essa ótica, o presente artigo, de cunho bibliográfico e discursivo, objetiva elucidar a oferta de cursos técnicos a distância no estado do Piauí através do programa de educação a distância Escola Técnica Aberta do Brasil - “e-Tec Brasil”. Baseado em vários autores como Baker (2004), Schwartzman (2006), Belloni (2002), Peters (2001), dentre outros, faz-se um levantamento teórico acerca da modalidade de ensino a distância em si e como forma de políticas sociais no estado do Piauí e no Brasil. Por fim, encontramos que o programa em questão, apesar de necessitar de alguns avanços e revisões de atuação, se mostra como uma política pública que possibilita oportunidades de formação para jovens e adultos, podendo ser o diferencial profissional e acadêmico de pessoas fora dos grandes centros urbanos.

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Biografia do Autor

Jackelline Cristina Ost Lopes, Universidade Federal do Piauí

PPGE/ME

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Publicado

2012-07-11

Como Citar

LOPES, Jackelline Cristina Ost; MAIA, Sidclay Ferreira. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO PIAUÍ: O PROGRAMA ‘E-TEC BRASIL’ DA UFPI EM FOCO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 582–594, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n2p582-594. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3167. Acesso em: 25 nov. 2024.