CICLOS DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE PROPOSTAS DE REDES DE ENSINO PÚBLICAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p810-825Palavras-chave:
Escola em ciclos, Ciclos de Aprendizagem, Política EducacionalResumo
Este artigo apresenta uma análise dos fundamentos teóricos que embasaram as propostas iniciais de Ciclos de Aprendizagem de redes de ensino públicas brasileiras. A metodologia envolveu a análise de documentos oficiais de redes de ensino que adotam os Ciclos de Aprendizagem. A fundamentação teórica baseia-se nas contribuições de Bernstein (1996) sobre o conceito de recontextualização do discurso pedagógico e de autores que discutem sobre a política de ciclos (BARRETTO; MITRULIS, 1999, 2001; MAINARDES, 2001, 2007, 2009; PERRENOUD, 2004). Os resultados da análise dos documentos indicam que a maior parte das redes possuía seções de fundamentação teórica na proposta de ciclos. No entanto, a fundamentação específica sobre a organização da escolaridade em ciclos e sobre Ciclos de Aprendizagem recebeu pouco espaço nos documentos. Evidenciou-se que autores de uma perspectiva da pedagogia progressista e da pedagogia histórico-crítica contribuíram para uma explicitação mais consistente de princípios acerca do papel da educação, da escola, do conhecimento, das questões relacionadas às desigualdades sociais e democratização do ensino.
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