A ORIENTAÇÃO MULTICULTURAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE 1998 (DCNs/98)
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p910-937Palavras-chave:
multiculturalismo, diretrizes curriculares nacionais de 1998, ideologia pós-moderna.Resumo
Este artigo resulta da pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná e objetiva analisar e apontar a presença do multiculturalismo nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 1998. No percurso compreendeu-se que o multiculturalismo tem raiz na ideologia pós-moderna que no limite, corrobora com a conservação da sociedade capitalista. Este artigo pretende apresentar a análise pontual realizada nos seguintes documentos oficiais: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental/1998 contidas na Resolução CEB nº 02 de 1998, e Parecer 04, de 29 de janeiro de 1998, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. O multiculturalismo tem sido incorporado à discussão e às produções teóricas currículo no Brasil, na atualidade, tornando pertinente o crivo teórico deste conceito.
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