A ORIENTAÇÃO MULTICULTURAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE 1998 (DCNs/98)

Autores

  • Vanice Schossler Sbardelotto UTFPR – Campus Francisco Beltrão.
  • Francis Mary Guimarães Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Cascavel

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p910-937

Palavras-chave:

multiculturalismo, diretrizes curriculares nacionais de 1998, ideologia pós-moderna.

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná e objetiva analisar e apontar a presença do multiculturalismo nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 1998. No percurso compreendeu-se que o multiculturalismo tem raiz na ideologia pós-moderna que no limite, corrobora com a conservação da sociedade capitalista. Este artigo pretende apresentar a análise pontual realizada nos seguintes documentos oficiais: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental/1998 contidas na Resolução CEB nº 02 de 1998, e Parecer 04, de 29 de janeiro de 1998, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. O multiculturalismo tem sido incorporado à discussão e às produções teóricas currículo no Brasil, na atualidade, tornando pertinente o crivo teórico deste conceito.

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Biografia do Autor

Vanice Schossler Sbardelotto, UTFPR – Campus Francisco Beltrão.

Mestre em Educação pela Unioeste.

Pedagoga da UTFPR – Campus Francisco Beltrão.

Francis Mary Guimarães Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Cascavel

Doutora em Educação pela Unicamp.

Professora da Graduação em Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unioeste – Campus de Cascavel.

Nos últimos dois anos, pesquisa as Missões Educativas da República Bolivariana da Venezuela.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

SBARDELOTTO, Vanice Schossler; NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães. A ORIENTAÇÃO MULTICULTURAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE 1998 (DCNs/98). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 910–937, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n3p910-937. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3088. Acesso em: 25 nov. 2024.