A PEDAGOGIA ORGANIZACIONAL E A FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A: REFLEXÕES CONCEITUAIS E EPISTEMOLÓGICAS

Autores

  • Antonio Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Educação - Campus XV

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p963-984

Palavras-chave:

Pedagogia organizacional. Educação Social. Educação não formal. Formação/atuação do/a pedagogo/a organizacional.

Resumo

Analisa a pedagogia organizacional em seus aspectos conceituais e epistemológicos, diferenciando-a em pedagogia na empresa e pedagogia da empresa a partir das finalidades educativas assumidas no seio da fábrica, que pode ser para a conformação ou para a emancipação dos trabalhadores, tendo a categoria trabalho como basilar nessa compreensão. Explicita a possível relação da pedagogia organizacional ora com a educação não formal, ora com a educação social, bem como descreve, criticamente, o exercício profissional e as questões de formação dos/as pedagogos/as organizacionais.

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Biografia do Autor

Antonio Pereira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Educação - Campus XV

Prof. da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Departamento de Educação - Campus XV, Dr. pela Universidade Federal da Bahia, membro do Comitè de Ética em Pesquisa em Seres Humanos - CEP/UNEB, líder do Grupo de Pesqusia em Educação Social, Currículo e Formação de Educador - GESCFORME/UNEB, pesquisador do Grupo de Pedagogia Social/USP.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

PEREIRA, Antonio. A PEDAGOGIA ORGANIZACIONAL E A FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A: REFLEXÕES CONCEITUAIS E EPISTEMOLÓGICAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 963–984, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n3p963-984. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3084. Acesso em: 25 nov. 2024.