O CONHECIMENTO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS DA ILHA GRANDE, ANGRA DOS REIS, RIO DE JANEIRO

Autores

  • Isabela Cristina Brito Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Sonia Barbosa dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p234-258

Palavras-chave:

Recursos Hídricos. Professores. Escola. Educação Ambiental.

Resumo

Nos últimos anos o aumento da preocupação sobre a conservação dos recursos hídricos, tem levado à abordagem dessa questão na escola, propiciando a criação de uma visão sustentável a partir das vivências em sala de aula. O presente estudo avaliou o conhecimento dos professores sobre os recursos hídricos da Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro e verificou se suas práticas pedagógicas contribuíam para a conservação dos mesmos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com a aplicação de questionários em escolas de cinco localidades da Ilha Grande. Foram entrevistados 12 professores que lecionam no 1° e 2° Ciclos do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que o conhecimento e a prática pedagógica dos professores das cinco escolas presentes na Ilha Grande não favorecem a conservação dos rios e córregos da região. A maioria dos docentes classificou como insuficiente seu nível de conhecimento a respeito dessa temática. Com isso, espera-se ter contribuído para o campo da prática pedagógica, comprovando a necessidade da implantação de ações em educação ambiental, que tenham por objetivo fornecer conhecimentos para facilitar a conservação dos recursos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Cristina Brito Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Zoologia, Laboratório de Malacologia Límnica e Terrestre.

Sonia Barbosa dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Zoologia, Laboratório de Malacologia Límnica e Terrestre.

Downloads

Publicado

2014-06-13

Como Citar

GONÇALVES, Isabela Cristina Brito; SANTOS, Sonia Barbosa dos. O CONHECIMENTO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS DA ILHA GRANDE, ANGRA DOS REIS, RIO DE JANEIRO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 234–258, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n1p234-258. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2989. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas