O CONHECIMENTO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS DA ILHA GRANDE, ANGRA DOS REIS, RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p234-258Palavras-chave:
Recursos Hídricos. Professores. Escola. Educação Ambiental.Resumo
Nos últimos anos o aumento da preocupação sobre a conservação dos recursos hídricos, tem levado à abordagem dessa questão na escola, propiciando a criação de uma visão sustentável a partir das vivências em sala de aula. O presente estudo avaliou o conhecimento dos professores sobre os recursos hídricos da Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro e verificou se suas práticas pedagógicas contribuíam para a conservação dos mesmos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com a aplicação de questionários em escolas de cinco localidades da Ilha Grande. Foram entrevistados 12 professores que lecionam no 1° e 2° Ciclos do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que o conhecimento e a prática pedagógica dos professores das cinco escolas presentes na Ilha Grande não favorecem a conservação dos rios e córregos da região. A maioria dos docentes classificou como insuficiente seu nível de conhecimento a respeito dessa temática. Com isso, espera-se ter contribuído para o campo da prática pedagógica, comprovando a necessidade da implantação de ações em educação ambiental, que tenham por objetivo fornecer conhecimentos para facilitar a conservação dos recursos naturais.
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