TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS

Autores

  • Joice Santos Belli Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Márcia Souza Hobold Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p1002-1023

Palavras-chave:

trabalho docente, educação infantil, desenvolvimento profissional docente.

Resumo

O trabalho docente na Educação Infantil pode ser compreendido quando se dá “voz” às professoras e coordenação, que atuam na especificidade e constituição dessa atividade profissional. Tendo em vista a importância de ouvir as profissionais que atuam nessa etapa de ensino desenhou-se essa pesquisa que tem como objetivo central conhecer o trabalho docente na Educação Infantil. Para a realização dessa investigação foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas com docentes e uma com a coordenadora pedagógica de um Centro de Educação Infantil- CEI no município de Joinville. Fundamentaram teoricamente os dados da pesquisa os seguintes autores: Tardif (2005), Canário (1998), Facci (2009), Martins (2003), Andrade (2005) e Sampaio (2004). Os resultados evidenciaram como ocorre o trabalho docente na Educação Infantil e que este é caracterizado pelo planejamento recorrente das docentes para a realização das atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. As professoras pesquisadas explicitaram os desafios e condições que encontram no seu dia a dia bem como, sobre o processo de formação continuada que realizam no CEI. Os dados evidenciaram a satisfação das professoras no exercício do seu trabalho, sobretudo pela dinâmica institucional que é favorecedora de diálogo e incentivo para o desenvolvimento de diferentes atividades pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Santos Belli, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Formada em Psicologia pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE .

Márcia Souza Hobold, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação - Psicologia da Educação pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. É professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNIVILLE.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

BELLI, Joice Santos; HOBOLD, Márcia Souza. TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1002–1023, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n3p1002-1023. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2946. Acesso em: 25 nov. 2024.