TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p1002-1023Palavras-chave:
trabalho docente, educação infantil, desenvolvimento profissional docente.Resumo
O trabalho docente na Educação Infantil pode ser compreendido quando se dá “voz” às professoras e coordenação, que atuam na especificidade e constituição dessa atividade profissional. Tendo em vista a importância de ouvir as profissionais que atuam nessa etapa de ensino desenhou-se essa pesquisa que tem como objetivo central conhecer o trabalho docente na Educação Infantil. Para a realização dessa investigação foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas com docentes e uma com a coordenadora pedagógica de um Centro de Educação Infantil- CEI no município de Joinville. Fundamentaram teoricamente os dados da pesquisa os seguintes autores: Tardif (2005), Canário (1998), Facci (2009), Martins (2003), Andrade (2005) e Sampaio (2004). Os resultados evidenciaram como ocorre o trabalho docente na Educação Infantil e que este é caracterizado pelo planejamento recorrente das docentes para a realização das atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. As professoras pesquisadas explicitaram os desafios e condições que encontram no seu dia a dia bem como, sobre o processo de formação continuada que realizam no CEI. Os dados evidenciaram a satisfação das professoras no exercício do seu trabalho, sobretudo pela dinâmica institucional que é favorecedora de diálogo e incentivo para o desenvolvimento de diferentes atividades pedagógicas.
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