RESENHA: SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DE MAURICE TARDIF

Autores

  • Sidclay Ferreira Maia Furb

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n3p831-834

Palavras-chave:

Formação de professores. Saberes docentes.

Resumo

Dividido em duas partes distintas, “O saber dos professores em seu trabalho” incluindo 5 ensaios e “O saber dos professores em sua formação” trazendo 3 ensaios, o livro discute os saberes que servem de base aos professores para realizarem seu trabalho em sala de aula. São criticados os enfoques anglo-americanos que reduzem o saber dos professores a processos psicológicos, assim como certas visões européias tecnicistas que alimentam atualmente as abordagens por competência e também se posiciona de forma crítica em relação às concepções sociológicas tradicionais que associam os professores a agentes de reprodução das estruturas sociais dominantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidclay Ferreira Maia, Furb

PPGE/ME

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

MAIA, Sidclay Ferreira. RESENHA: SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DE MAURICE TARDIF. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 831–834, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n3p831-834. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2830. Acesso em: 25 nov. 2024.