A VIOLÊNCIA ESCOLAR NA PAUTA DOS GRUPOS DE PESQUISA: REFLETINDO SOBRE AS PRODUÇÕES E A SOCIALIZAÇÃO DESSE CONHECIMENTO

Autores

  • Lívia Sousa da Silva Furb
  • Laura Maria Silva Araújo Alves

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n3p779-796

Palavras-chave:

Grupos de Pesquisa. Violência Escolar. Socialização do Conhecimento.

Resumo

Espera-se contribuir para o levante do conhecimento acadêmico-científico, produzido atualmente pelos grupos de pesquisa cadastrados na base de dados do diretório do CNPQ; não apenas para compor um cenário das abordagens dadas ao fenômeno da violência nas escolas e seus matizes; mas principalmente, para problematizar a política de divulgação desse conhecimento – e de maneira geral, da que é desenvolvida no país – e os comprometimentos para uma socialização eficaz, que permita o empoderamento social e a construção de uma cultura científica cidadã. Para tanto, a investigação percorreu a base de dados do diretório do CNPq, as home pages dos grupos de pesquisa e os currículos lattes de seus líderes, para o remonte das informações pretendidas. Ao logo de todo a pesquisa a dificuldade de acesso aos trabalhos científicos e esclarecimentos sobre o conteúdo das pesquisas desenvolvidas pela maioria dos grupos foram pontos marcantes na pesquisa, que nos levaram a conclusão de que não há acesso facilitado ao conhecimento, nem mesmo aos que partilham dos códigos acadêmicos. Dificultando as informações que poderiam estar contribuindo, instrumentalizando ações educativas de prevenção e intervenção à violência nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Sousa da Silva, Furb

PPGE/ME

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

SILVA, Lívia Sousa da; ALVES, Laura Maria Silva Araújo. A VIOLÊNCIA ESCOLAR NA PAUTA DOS GRUPOS DE PESQUISA: REFLETINDO SOBRE AS PRODUÇÕES E A SOCIALIZAÇÃO DESSE CONHECIMENTO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 779–796, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n3p779-796. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2829. Acesso em: 25 nov. 2024.