A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: O CURRÍCULO COMO ARTEFATO CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p49-63Palavras-chave:
Educação. Formação Docente. Diversidade. CurrículoResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender a contribuição das discussões sobre diversidade cultural à ação docente no que diz respeito à na educação escolar. Ressalta-se a necessidade de formulação de subsídios teóricos e metodológicos à formação docente no sentido de pensar uma prática pedagógica crítica e problematizadora das diversas culturas. Nesse sentido, questiona-se: como trabalhar a diversidade cultural em sala de aula, com o propósito de valorizar as múltiplas identidades constituintes no ambiente escolar? Para responder a esta questão, utilizamos como soma de lentes as teorias curriculares críticas e os Estudos Culturais por acreditarmos que tem sido palco para debates proeminentes em torno do significado da cultura, da reprodução e produção de identidades. No final do século XIX e início do século XX, predominavam as idéias de superioridade de uma raça sobre a outra e também do gênero masculino sobre o feminino que determinavam o currículo da educação de mulheres e negros, considerados biologicamente inferiores em nível intelectual, o que historicamente justificou a educação diferenciada para mulheres e para a população negra. Os temas sobre gênero e sexualidade, raça e etnia, colonial e pós-colonial, pelo viés das teorias curriculares críticas, são discutidos no bojo das relações de poder entre os sujeitos e entre os grupos culturais. No decorrer do texto são apresentadas algumas das teorias curriculares críticas e o papel do currículo escolar como uma construção social e cultural. Estas fontes evidenciam que a educação escolar pode contribuir para a confirmação e/ou contestação de estereótipos relacionados grupos menos favorecidos socialmente, dentre eles, negros e mulheres. Em vista disso, conclui-se que trabalhar na perspectiva da diversidade cultural, na educação escolar por meio do currículo significa efetivar uma pedagogia com propostas a uma formação docente que problematize as práticas cotidianas.Downloads
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