A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: O CURRÍCULO COMO ARTEFATO CULTURAL

Autores

  • Delton Aparecido Felipe Universidade Estadual de Maringá
  • Fabiane Freire França Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p49-63

Palavras-chave:

Educação. Formação Docente. Diversidade. Currículo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a contribuição das discussões sobre diversidade cultural à ação docente no que diz respeito à na educação escolar. Ressalta-se a necessidade de formulação de subsídios teóricos e metodológicos à formação docente no sentido de pensar uma prática pedagógica crítica e problematizadora das diversas culturas. Nesse sentido, questiona-se: como trabalhar a diversidade cultural em sala de aula, com o propósito de valorizar as múltiplas identidades constituintes no ambiente escolar? Para responder a esta questão, utilizamos como soma de lentes as teorias curriculares críticas e os Estudos Culturais por acreditarmos que tem sido palco para debates proeminentes em torno do significado da cultura, da reprodução e produção de identidades. No final do século XIX e início do século XX, predominavam as idéias de superioridade de uma raça sobre a outra e também do gênero masculino sobre o feminino que determinavam o currículo da educação de mulheres e negros, considerados biologicamente inferiores em nível intelectual, o que historicamente justificou a educação diferenciada para mulheres e para a população negra. Os temas sobre gênero e sexualidade, raça e etnia, colonial e pós-colonial, pelo viés das teorias curriculares críticas, são discutidos no bojo das relações de poder entre os sujeitos e entre os grupos culturais. No decorrer do texto são apresentadas algumas das teorias curriculares críticas e o papel do currículo escolar como uma construção social e cultural. Estas fontes evidenciam que a educação escolar pode contribuir para a confirmação e/ou contestação de estereótipos relacionados grupos menos favorecidos socialmente, dentre eles, negros e mulheres. Em vista disso, conclui-se que trabalhar na perspectiva da diversidade cultural, na educação escolar por meio do currículo significa efetivar uma pedagogia com propostas a uma formação docente que problematize as práticas cotidianas.

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Biografia do Autor

Delton Aparecido Felipe, Universidade Estadual de Maringá

Historiador. Mestre em Educação. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá

Fabiane Freire França, Universidade Estadual de Maringá

Pedagoga. Mestre em Educação. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Docente da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - Pr.

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Publicado

2014-06-13

Como Citar

FELIPE, Delton Aparecido; FRANÇA, Fabiane Freire. A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: O CURRÍCULO COMO ARTEFATO CULTURAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 49–63, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n1p49-63. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2648. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos