ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTAL DE ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p373-402Palavras-chave:
Epistemologia. Educação Especial. Pós-Graduação.Resumo
O estudo continuado dos balanços críticos sobre a produção científica desenvolvida por profissionais da área educacional voltados para as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, em Programas de pós-graduação, stricto-sensu, em Educação e Educação Física permite uma maior compreensão da contribuição da pesquisa científica no diagnóstico, análise e busca de soluções para os problemas enfrentados por estas áreas e suas articulações com as questões sociais mais abrangentes, do mesmo modo, a “pesquisa sobre a epistemologia da pesquisa” poderá trazer subsídios para a formação de pesquisadores, preencherem o vazio que a literatura especializada apresenta, além de contribuir com a compreensão da produção dos programas de pós graduação, revelando suas condições, sua trajetória, suas tendências e seus pontos de conflito. O desenvolvimento de um instrumental de análise da produção científica (dissertações e teses) que integre dimensões lógicas e histórico-sociais e que denominamos de “matriz epistemológica” se torna necessário, para assegurar o rigor dos estudos pretendidos. A relevância do mesmo corresponde a sua contribuição no aprimoramento da pesquisa, da crítica e da “vigilância epistemológica” do conhecimento produzido na área de Educação Especial.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.