ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTAL DE ANÁLISE

Autores

  • Régis Henrique dos Reis Silva UFG e Unicamp
  • Sílvio Sánchez Gamboa UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p373-402

Palavras-chave:

Epistemologia. Educação Especial. Pós-Graduação.

Resumo

O estudo continuado dos balanços críticos sobre a produção científica desenvolvida por profissionais da área educacional voltados para as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, em Programas de pós-graduação, stricto-sensu, em Educação e Educação Física permite uma maior compreensão da contribuição da pesquisa científica no diagnóstico, análise e busca de soluções para os problemas enfrentados por estas áreas e suas articulações com as questões sociais mais abrangentes, do mesmo modo, a “pesquisa sobre a epistemologia da pesquisa” poderá trazer subsídios para a formação de pesquisadores, preencherem o vazio que a literatura especializada apresenta, além de contribuir com a compreensão da produção dos programas de pós graduação, revelando suas condições, sua trajetória, suas tendências e seus pontos de conflito. O desenvolvimento de um instrumental de análise da produção científica (dissertações e teses) que integre dimensões lógicas e histórico-sociais e que denominamos de “matriz epistemológica” se torna necessário, para assegurar o rigor dos estudos pretendidos. A relevância do mesmo corresponde a sua contribuição no aprimoramento da pesquisa, da crítica e da “vigilância epistemológica” do conhecimento produzido na área de Educação Especial.

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Biografia do Autor

Régis Henrique dos Reis Silva, UFG e Unicamp

Professor assistente da UFG e doutorando em História e Filosofia da Educação pela Unicamp.

Sílvio Sánchez Gamboa, UNICAMP

PPGE/UNICAMP

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Publicado

2011-08-31

Como Citar

SILVA, Régis Henrique dos Reis; GAMBOA, Sílvio Sánchez. ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTAL DE ANÁLISE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 373–402, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n2p373-402. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2581. Acesso em: 25 nov. 2024.