REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p470-491Palavras-chave:
Epistemologia. Desenvolvimento Regional. Ensino.Resumo
Podemos sinalizar diversas formas de pensar os modos de produção e condição da vida, e neste sentido, sinalizar o tipo de sociedade que evidenciamos, sobretudo em tempos acirrados de acumulação e distribuição do capital. Desta forma, pensar um planejamento de desenvolvimento, e por sua vez Desenvolvimento Regional pautado em uma participação efetiva da população integraria com mais propriedade e compromisso os anseios territoriais da apresentação de propostas metodológicas, pedagógicas e epistemológicas à elaboração de políticas públicas, desta forma, aproximando os desejos e necessidades da comunidade com os interesses da universidade de maneira geral. Com base nestas colocações preliminares desenvolvemos neste estudo uma reflexão do processo da produção de conhecimento no âmbito do Desenvolvimento Regional. Para tal sinalizamos o estudo em três momentos, de modo a oferecer condições de compreensão da natureza epistemológica desta proposta. No primeiro momento desenvolvemos a idéia da produção do conhecimento como propriedade intelectual, posteriormente evidenciamos a idéia de considerar o desenvolvimento a partir da necessidade regional, para finalmente tecer considerações acerca do desenvolvimento a partir do paradigma epistêmico da interdisciplinaridade. A produção e a operacionalização de uma epistemologia dissociada de um projeto histórico identificam, a partir de Koche (2005), que a essência do que seja a ciência possa ser estabelecida e definida a partir de pressupostos idealizados por uma racionalidade pura e abstrata, isto é, que ignora a caminhada temporal e concreta da atividade científica.Downloads
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