ELEMENTOS PARA UMA CRÍTICA ONTOLÓGICA AO RELATIVISMO EPISTEMOLÓGICO NAS “TEORIAS” PÓS-CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Volmir von Dentz IFSC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p356-372

Palavras-chave:

Teorias Pós-Críticas em Educação. Relativismo. Realismo Crítico. Crítica Ontológica e Trabalho.

Resumo

Este artigo aborda prioritariamente as questões relacionadas ao relativismo epistemológico e ontológico, respectivamente, pela negação da verdade e da realidade, que são, de acordo com nosso modo de ver, centrais no paradigma linguístico, e que acabam por servir de base para as “teorias” pós-críticas em Educação. Ao abordá-las, pretendemos colocar em xeque o que consideramos uma das principais teses filosóficas das “teorias” pós-críticas, qual seja, a de que “o mundo é um construto linguístico”. Para tal, o nosso referencial teórico será o Realismo Crítico de Roy Bhaskar e a Ontologia do Ser Social de Georg Lukács.

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Biografia do Autor

Volmir von Dentz, IFSC

docente no IFSC; Doutorando UNICAMP

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Publicado

2011-08-31

Como Citar

VON DENTZ, Volmir. ELEMENTOS PARA UMA CRÍTICA ONTOLÓGICA AO RELATIVISMO EPISTEMOLÓGICO NAS “TEORIAS” PÓS-CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 356–372, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n2p356-372. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2575. Acesso em: 25 nov. 2024.