ELEMENTOS PARA UMA CRÍTICA ONTOLÓGICA AO RELATIVISMO EPISTEMOLÓGICO NAS “TEORIAS” PÓS-CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p356-372Palavras-chave:
Teorias Pós-Críticas em Educação. Relativismo. Realismo Crítico. Crítica Ontológica e Trabalho.Resumo
Este artigo aborda prioritariamente as questões relacionadas ao relativismo epistemológico e ontológico, respectivamente, pela negação da verdade e da realidade, que são, de acordo com nosso modo de ver, centrais no paradigma linguístico, e que acabam por servir de base para as “teorias” pós-críticas em Educação. Ao abordá-las, pretendemos colocar em xeque o que consideramos uma das principais teses filosóficas das “teorias” pós-críticas, qual seja, a de que “o mundo é um construto linguístico”. Para tal, o nosso referencial teórico será o Realismo Crítico de Roy Bhaskar e a Ontologia do Ser Social de Georg Lukács.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.