O CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS

Autores

  • Fabio Zoboli UNIFEBE
  • Renato Izidoro da Silva UFAM

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p338-355

Palavras-chave:

Corpo. Epistemologia. Educação Física.

Resumo

O corpo sempre se apresentou como objeto problemático à construção dos saberes humanos tanto em termos gnosiológicos, como em termos epistemológicos. O corpo tem vinculações muito estreitas com a Educação Física não só por estar vinculado ao movimento, mas também por se apresentar no âmbito acadêmico/científico da mesma como objeto de estudo a partir das mais variadas problemáticas abarcando as mais variadas ciências. Partindo desses pressupostos o presente texto visa apresentar algumas questões epistemológicas presentes no contexto dos estudos do corpo buscando estabelecer algumas tensões com a Educação Física. São discutidos litígios como a cisão corpo/mente, a cisão biológico/cultural, as falsas evidências destas ortodoxias instaladas em nossas cognições e comportamentos como objetos epistemológicos, bem como a problemática de abarcar o conceito de corpo a partir de uma única ciência e se deparar com o reducionismo do mesmo enquanto realidade humana complexa. Desvelar as relações de força que originam e sustentam essas questões, bem como criar novos campos epistemológicos para se pensar o corpo é de fundamental importância para melhor transitarmos rumo à resolução de muitos destes problemas no contexto da Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Zoboli, UNIFEBE

U

Renato Izidoro da Silva, UFAM

UFAM

Downloads

Publicado

2011-08-31

Como Citar

ZOBOLI, Fabio; IZIDORO DA SILVA, Renato. O CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 338–355, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n2p338-355. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2574. Acesso em: 25 nov. 2024.