HUMANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO EM FREIRE E LUKÁCS

Autores

  • Ernesto Jacob Keim FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p300-321

Palavras-chave:

Educação. Libertação e autonomia. Paulo Freire. Georg Lukács.

Resumo

Esse texto tem como principal objetivo, identificar e analisar algumas possibilidades para promover educação voltada para a humanização e a autonomia tendo Paulo Freire e Georg Lukács como referenciais teóricos da pesquisa pós-doutoral desenvolvida na Faculdade de Educação da UNICAMP sob a coordenação do Prof. Dr. Cesar Nunes. A pesquisa foi de caráter teórico. Os instrumentos de coleta foram o levantamento bibliográfico e o levantamento documental. O presente trabalho leva em conta, que nos estudos da pedagogia, algumas perspectivas ressaltam a importância do conhecimento da matriz ontológica de cada pessoa para entender sua inserção na sociedade dividida em classes, pautada mais em valor de troca do que em valor de uso, na qual as pessoas devem, por meio da educação, compreender como reagir à fechitização e à reificação como ações a favor da libertação e da autonomia que, para Freire, é colocada como a revitalização e resgate da humanidade roubada e vilipendiada. Esse texto também debate a diferença entre educação e escolarização e apresenta ao final alguns aspectos à guisa de orientação e motivação para a ação docente.

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Biografia do Autor

Ernesto Jacob Keim, FURB

PPGE/FURB

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Publicado

2011-08-31

Como Citar

KEIM, Ernesto Jacob. HUMANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO EM FREIRE E LUKÁCS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 300–321, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n2p300-321. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2572. Acesso em: 25 nov. 2024.