NOTAS MARGINAIS SOBRE EDUCAÇÃO COMO RESISTÊNCIA CRÍTICA EM THEODOR W. ADORNO

Autores

  • Alex Sander da Silva

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p278-288

Palavras-chave:

Educação. Theodor W. Adorno. Formação crítica.

Resumo

O texto aborda o conceito educacional a partir do enfrentamento dos “mudancismos” que orientam as elaborações pedagógicas atuais, sobretudo, no que tange a formação docente. Pretende-se pensar uma educação para a resistência crítica, particularmente, nesse tempo em que floresce cada vez mais aspectos de uma crise de fundamentos nas orientações pedagógicas. Desse modo, propõe-se aqui discutir o tema da crise de fundamentos educativos nos marcos de uma teoria crítica, sobretudo, na perspectiva do pensamento de Theodor W. Adorno. Pensar a educação na perspectivas do pensamento de Adorno constitui uma tarefa que não pode furtar-se de algumas categorias potencialmente pedagógicas da sua teoria crítica.

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Publicado

2011-08-31

Como Citar

DA SILVA, Alex Sander. NOTAS MARGINAIS SOBRE EDUCAÇÃO COMO RESISTÊNCIA CRÍTICA EM THEODOR W. ADORNO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 278–288, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n2p278-288. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2570. Acesso em: 25 nov. 2024.