FILOSOFIA E LITERATURA: UMA FORMAÇÃO PELA LINGUAGEM

Autores

  • Flávio Lourenço Peixôto Lima UESC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p262-277

Palavras-chave:

Linguagem. Filosofia. Educação.

Resumo

Com o presente estudo pretendemos apontar trilhas para a educação filosófica e literária dos sujeitos, investigando a linguagem a partir das perspectivas estética e concreto-fenomenológica, tomadas como fundamentos para demonstrar que tanto a literatura quanto a filosofia permitem que a prática educativa abra um diálogo com o mundo vivido. Partimos do princípio teórico de que a realidade é mediada pela linguagem, por meio da qual adquirimos conhecimento e o comunicamos. Adotamos como categorias os conceitos de metonímia e metáfora, considerados e operados como planos que se intercomplementam na linguagem viva. Em termos de referencial teórico-conceitual-metodológico, reportamo-nos a Gilles Deleuze, Friedrich Nietzsche, Karel Kosik, Merleau-Ponty, Octavio Paz e outros, na medida em que propiciam abordagens que fazem da linguagem um espaço de substituição e de contigüidade na construção de trilhas para o ensino de filosofia e de literatura, permitindo entender o ato do educador como um fazer referencial, artístico e filosófico.

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Biografia do Autor

Flávio Lourenço Peixôto Lima, UESC

Professor na UESC; Doutorando Unicamp

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Publicado

2011-08-31

Como Citar

PEIXÔTO LIMA, Flávio Lourenço. FILOSOFIA E LITERATURA: UMA FORMAÇÃO PELA LINGUAGEM. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 262–277, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n2p262-277. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2569. Acesso em: 25 nov. 2024.