RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: O SABER E O FAZER DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n1p164-187Palavras-chave:
Fazer pedagógico, formação de professores, gênero discursivo.Resumo
Com base em uma capacitação oferecida aos professores dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental da rede pública, envolvendo temas como letramento, alfabetização e gêneros discursivos, pretendeu-se verificar o quanto tais discussões contribuiriam para a ressignificação de suas práticas pedagógicas. Entrevistas, questões, depoimentos e observações diretas nas salas de aulas dos 20 professores envolvidos constituíram o conjunto de dados, que possibilitaram a análise da efetividade pretendida no curso de formação continuada. Apontam-se três posturas distintas: professores que compreenderam a importância das propostas e conseguem incorporá-las ao seu fazer pedagógico; outra indica que há compreensão, mas não são incorporadas, com os professores optando por permanecer no modelo conhecido, e um terceiro grupo que demonstrou desinteresse pelas propostas, explicitado pela não participação nas discussões. Suas aulas refletem a ausência de atividades inovadoras. Principais autores: SIGNORINI (2006), GATINHO (In SIGNORINI, 2006) e CASTRO e ROMERO (In CASTRO e SILVA, 2006).
Palavras-chaves: Fazer pedagógico, formação de professores, gênero discursivo.
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