RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: O SABER E O FAZER DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Rosana Mara Koerner Furb

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n1p164-187

Palavras-chave:

Fazer pedagógico, formação de professores, gênero discursivo.

Resumo

Com base em uma capacitação oferecida aos professores dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental da rede pública, envolvendo temas como letramento, alfabetização e gêneros discursivos, pretendeu-se verificar o quanto tais discussões contribuiriam para a ressignificação de suas práticas pedagógicas. Entrevistas, questões, depoimentos e observações diretas nas salas de aulas dos 20 professores envolvidos constituíram o conjunto de dados, que possibilitaram a análise da efetividade pretendida no curso de formação continuada. Apontam-se três posturas distintas: professores que compreenderam a importância das propostas e conseguem incorporá-las ao seu fazer pedagógico; outra indica que há compreensão, mas não são incorporadas, com os professores optando por permanecer no modelo conhecido, e um terceiro grupo que demonstrou desinteresse pelas propostas, explicitado pela não participação nas discussões. Suas aulas refletem a ausência de atividades inovadoras. Principais autores: SIGNORINI (2006), GATINHO (In SIGNORINI, 2006) e CASTRO e ROMERO (In CASTRO e SILVA, 2006).

Palavras-chaves: Fazer pedagógico, formação de professores, gênero discursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Mara Koerner, Furb

PPGE/ME

Downloads

Como Citar

KOERNER, Rosana Mara. RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: O SABER E O FAZER DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 164–187, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n1p164-187. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2367. Acesso em: 25 nov. 2024.