LINGUAGEM E COGNIÇÃO DA CRIANÇA COM EPILEPSIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Rachel Schlindwein Zanini UFSC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n1p245-251

Palavras-chave:

Educação, linguagem, criança, epilepsia, cognição.

Resumo

A epilepsia é um distúrbio crônico caracterizado pela presença de crises recorrentes, resultantes de uma descarga excessiva de neurônios em determinada área do encéfalo comum na infância, repercutindo na cognição, linguagem e na escolarização da criança com epilepsia. De acordo com a revisão de literatura, constatou-se que indivíduos com epilepsia podem ter distúrbios de aprendizagem. As alterações de linguagem podem manifestar-se em diferentes momentos, na ausência de crise, na aura, ou na crise convulsiva. Entre as alterações de linguagem, cita-se a disfasia do desenvolvimento, afasia aguda com alteração transitória da função cognitiva, afasia epiléptica adquirida, deterioração da linguagem na infância, afasia transitória, disartria, gagueira, fala ininteligível, perseveração, dislexia, parafasia, dificuldade na compreensão de palavras e da escrita, alteração na linguagem escrita, prejuízo semântico e sintático. A informação acerca da epilepsia é importante, especialmente para os educadores, para que possam melhor compreender esta condição e promover condições de ensino compatíveis a criança com epilepsia.

Palavras- chave: Educação, linguagem, criança, epilepsia, cognição.

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Como Citar

SCHLINDWEIN ZANINI, Rachel. LINGUAGEM E COGNIÇÃO DA CRIANÇA COM EPILEPSIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 245–251, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n1p245-251. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2357. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Tribuna Acadêmica