PROJETO INTERDISCIPLINAR, UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL NA ENGENHARIA

Autores

  • Anne Cristine Rutsatz Bartz IFSC - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Mirian Bernadete Bertoldi Oberziner Unerj

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n1p232-244

Palavras-chave:

aprendizagem, interdisciplinaridade, competência.

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência com um projeto interdisciplinar ocorrido num curso de Engenharia, descrevendo as possibilidades de aprendizagem e envolvendo principalmente as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Geometria Analítica. O objetivo deste projeto é possibilitar ao estudante a resolução de uma situação-problema (cálculo de área e de volume de um sólido de revolução por eles escolhido) que poderá surgir em sua atuação como profissional, incorporando os conceitos, procedimentos, atitudes e habilidades discutidas durante o curso e buscando outros conhecimentos que poderão enriquecer a sua formação, além de fazer o estudante perceber a inter-relação entre algumas disciplinas do curso e sua correspondência com a vida cotidiana, através de um problema que, para ser resolvido, desafiará o estudante a mobilizar os conhecimentos construídos em sala de aula e a pesquisar outros.

Palavras-chave: Aprendizagem. Interdisciplinaridade. Competência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Cristine Rutsatz Bartz, IFSC - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Professora com DE do IFSC, Graduada em Licenciatura em Matemática, Especialista em Educação Matemática e Mestre em Matemática Aplicada.

Downloads

Como Citar

BARTZ, Anne Cristine Rutsatz; BERTOLDI OBERZINER, Mirian Bernadete. PROJETO INTERDISCIPLINAR, UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL NA ENGENHARIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 232–244, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n1p232-244. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2356. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas