NARRATIVAS ESCRITAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ENCONTRO COM A ALTERIDADE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n1p217-231Palavras-chave:
Formação de professores. Narrativas escritas. Alteridade.Resumo
Neste artigo nos propomos a discutir o uso de narrativas escritas na formação de professores na tentativa de compreender movimentos reflexivos que essa prática desencadeia ao proporcionar ao docente a desconstrução/construção de experiências constitutivas da sua identidade profissional e ao motivá-lo a reconhecer o “outro” como fundamento dessa identidade. A discussão é feita com base em dados obtidos por meio de entrevista com docentes que, ao participarem de uma formação, produziram narrativas escritas sobre professores que lhes deixaram marcas. Como referencial teórico, baseamo-nos nos autores Elbaz (1990), Ferrer (1995), Souza (2006), Nóvoa (1995) e Bakhtin(2006). Iniciamos com a contextualização dos acontecimentos que geraram o trabalho, em seguida discorremos sobre os conceitos utilizados no embasamento teórico, para após isso, analisarmos os enunciados dos sujeitos. O que pudemos compreender é que o exercício de refletir sobre o vivido favorece a compreensão do processo formativo desses sujeitos, já que se voltam ao diálogo consigo mesmo e com o outro. Mesmo considerando as características de cada sujeito, expressadas nas singularidades, esses se aproximam, ao se envolverem na reflexão sobre a prática de narrar experiências de convívio com o outro, que lhe imprimiu marcas; se movem ao encontro de uma desalienação individual, formando uma consciência de si mesmo, numa perspectiva de situar-se em diferentes posições no mundo como sujeito de sua própria história.
Palavras-chave: Formação de professores. Narrativas escritas. Alteridade.
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