DIREÇÃO TEATRAL E PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n1p132-145Palavras-chave:
direção teatral, pedagogia, universidade, Bakhtin.Resumo
Esse artigo integra parte de meus estudos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná e está vinculado ao grupo de pesquisa Linguagem e Educação, do qual faço parte desde 2009. O objetivo da pesquisa é compreender os processos de montagem de espetáculos no contexto universitário a partir dos enunciados dos alunos do curso de Teatro-Interpretação da Universidade Regional de Blumenau/SC, registrados nos relatórios/memoriais da disciplina Prática de Montagem III, em forma de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O corpus de análise é constituído pela materialidade lingüística presente nos relatórios/memoriais dos anos de 2007 e 2008, nos quais os acadêmicos discursam sobre as práticas vivenciadas no decorrer da disciplina referida. Chegou-se a delimitação desse corpus ao se constatar que, mesmo que o curso exista desde 1995, somente em 2007 os trabalhos finais passam a ter as características de TCC, com banca de apresentação. Considerando a esfera social na qual os enunciados são produzidos, visto que a autoria, o dizer, as vozes, estão relacionadas necessariamente às condições de interlocução enunciativa, esse corpus permite uma análise mais isonômica. Nesse artigo, meus esforços intelectuais caminham no intuito de refletir sobre o sentido da direção teatral como prática pedagógica no ensino superior. A metodologia de análise é feita a partir da teoria da enunciação na perspectiva do Círculo de Bakhtin. Os enunciados apontam para a encenação de espetáculos teatrais na universidade como uma prática pedagógica, na qual os papéis de professor, aluno, diretor e ator são alternados, mas não deixam de configurar a montagem de espetáculos como um espaço de educação.
Palavras-chave: Direção Teatral. Pedagogia. Universidade. Bakhtin.
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