O DISCURSO SOBRE A LEITURA EM REVISTAS NACIONAIS DE INFORMAÇÃO – A FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO DO LEITOR SOBRE O BEST-SELLER
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n1p115-131Palavras-chave:
leitura, best-seller, livro, leitor, discurso.Resumo
A pesquisa teve como objetivo descrever o discurso sobre o livro, a leitura e o leitor nas revistas Veja, Isto é e Época, no período de 2000 a 2005. A hipótese central do trabalho era a de que existe um discurso sobre a leitura centralizado na figura do livro - preferencialmente do livro canônico -, que é o principal fator de condicionamento de nosso imaginário sobre a leitura. Para analisar isso, foram consideradas como fontes todas aquelas que direta ou indiretamente abordaram o tema da leitura, do livro ou do leitor, como resenhas, entrevistas, propagandas, notas, quadros, fotos, crônicas, cartas de leitor, reportagens, etc. Nessa diversidade de fontes, valorizamos a participação de qualquer sujeito, independentemente de formação e classe social, que de certa forma enunciou visões sobre o leitor, a leitura e o livro. As referências teóricas da pesquisa foram inspiradas nos analistas de discurso franceses e também nos autores do Círculo de Bakhtin. E a análise empírica aqui relatada, embora a pesquisa tenha sido mais ampla, aborda apenas o discurso em torno dos best-sellers e de parte do imaginário social sobre leitura criado a partir desses livros.
Palavras-chaves: Leitura. Best-seller. Livro. Leitor. Discurso
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