A LEITURA E A ESCRITA NO CURRÍCULO: A PRESENÇA AUSENTE

Autores

  • Maria de Lourdes Dionísio Universidade do MINHO
  • Maria do Céu de Melo Esteves Pereira UMinho
  • Floriano Augusto Veiga Viseu UMinho

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n1p94-114

Palavras-chave:

avaliação, disciplinas, práticas de literacia.

Resumo

No quadro de um estudo mais vasto sobre as funções da leitura e da escrita na aprendizagem das disciplinas escolares, para lá da de Língua Portuguesa, é objetivo deste texto apresentar e discutir os resultados de uma fase exploratória que consistiu na inquirição por questionário a professores de Português, Línguas Estrangeiras, História e Geografia, Ciências e Matemática de duas escolas do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, da zona de Braga, Portugal. O tempo dispensado com o ler e o escrever, a natureza destas atividades, as suas finalidades, os géneros e os recursos textuais dominantes envolvidos na aprendizagem destas várias disciplinas, em contexto sala de aula e fora dela, são as dimensões que aqui estarão em destaque. Os resultados confirmam conclusões de outros estudos, nomeadamente quanto à fraca presença, nos sistemas escolares europeus, da integração efetiva da leitura e da escrita na aprendizagem dos conteúdos disciplinares. Apontam ainda para uma pedagogia centrada no manual escolar, mas, sobretudo, permitem colocar a hipótese de a generalidade dos professores não partilhar conhecimento sobre os papéis da leitura e da escrita no desempenho académico.

Palavras–chave: Avaliação. Disciplinas. Práticas de literacia.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Dionísio, Universidade do MINHO

Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho

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Como Citar

DIONÍSIO, Maria de Lourdes; DE MELO ESTEVES PEREIRA, Maria do Céu; VEIGA VISEU, Floriano Augusto. A LEITURA E A ESCRITA NO CURRÍCULO: A PRESENÇA AUSENTE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 94–114, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n1p94-114. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2350. Acesso em: 25 nov. 2024.