O LETRAMENTO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n1p53-78Palavras-chave:
letramentos, engenharia civil, formação profissionalResumo
O presente estudo apresenta resultados do projeto “Letramento acadêmico em cursos brasileiros: um olhar para o curso de Engenharia Civil da FURB”, o qual analisa a visão dos acadêmicos da fase inicial e final do referido curso no que concerne às atividades de leitura e escrita para a formação acadêmica e para a vida profissional. Primeiramente, a coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado aos acadêmicos da fase inicial, em seguida foram realizadas entrevistas gravadas em áudio com acadêmicos da fase final. Por fim, traçou-se um perfil desses alunos e verificou-se como ocorre o ensino-aprendizagem de leitura e escrita ao longo da graduação. A maioria dos acadêmicos do curso de Engenharia Civil reconheceu a importância da leitura e da escrita para sua formação e para a atuação profissional. Em seus enunciados, localizaram-se alguns gêneros textuais específicos para sua profissão, como relatórios, memoriais, projetos, que não são abordados com frequência durante o curso. Identificou-se, também, a dificuldade dos alunos quanto ao desenvolvimento de textos acadêmicos, no que se refere à dimensão estilística, pois os gêneros textuais da esfera acadêmica não são contemplados adequadamente ao longo da graduação.
Palavras-chave: Letramentos. Engenharia Civil. Formação profissional.
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