O CONHECIMENTO DO NOME DAS LETRAS E SUA RELAÇÃO COM A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n1p6-24Palavras-chave:
alfabetização, evolução da escrita, conhecimento de letras.Resumo
RESUMO A fim de investigar como o conhecimento do nome das letras se relacionava à evolução das hipóteses de escrita, durante a alfabetização, em cinco ocasiões, durante o ano letivo de 1ª. série, examinamos doze alunos de duas escolas de Recife (pública e particular), oriundos de grupos socioculturais distintos. Em cada ocasião de coleta, os alunos responderam tarefas que avaliavam a evolução da psicogênese e o reconhecimento de letras. Constatamos que em ambas as turmas os aprendizes tendiam mais a reconhecer as letras de imprensa que as cursivas e que eles evoluíam quanto ao reconhecimento dos nomes das letras, sem que isto tivesse uma repercussão direta em seus níveis conceituais de compreensão do princípio fonológico da escrita alfabética. Assim, embora crianças com hipóteses de escrita mais avançadas tendessem a reconhecer mais letras, alguns alunos pré-silábicos reconheciam quase todas as letras do alfabeto, sem poder, ainda, usá-las como objetos substitutos de segmentos sonoros, ao escrever. Nossos dados sugerem que a escrita alfabética não é um simples código e que sua apropriação implica a reconstrução de uma série de propriedades de um sistema notacional.
Palavras-chave: Alfabetização - Evolução da escrita - Conhecimento de letras.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.