EDUCAÇÃO E CULTURA NO ENSINO DE HISTÓRIA NO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p492-509Resumo
O presente artigo busca aproximar as discussões acadêmicas em torno do conceito de cultura às práticas de ensino de História no Estado do Paraná. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em formato de questionário a uma amostra de oito professores de escolas públicas de Curitiba e região metropolitana, no período de agosto de 2010, que buscou identificar as ideias de cultura que estão presentes em suas práticas. Com os resultados dos questionários, foram criadas três categorias a nortear o trabalho do professor: a cultura tomada como 'clássica', que compreende a realidade como harmônica, estática, exterior, dividida em temas como arte, música, gastronomia, etc, algo que se visita ou que se transfere ao aluno; cultura de influência iluminista, compreendendo a cultura como sinônimo de saber, conhecimento, implicando numa ideia de progresso e de hierarquização cultural; e a cultura tomada a partir de uma perspectiva multiculturalista, onde o conceito de cultura é reivindicado a partir de uma preocupação de caráter político, ou seja, a cultura ensinada em sala de aula deve servir a finalidade social de respeito às diferenças.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.