EDUCAÇÃO E CULTURA NO ENSINO DE HISTÓRIA NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Wilian Carlos Cipriani Barom Uepg
  • Luis Fernando Cerri

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p492-509

Resumo

O presente artigo busca aproximar as discussões acadêmicas em torno do conceito de cultura às práticas de ensino de História no Estado do Paraná. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em formato de questionário a uma amostra de oito professores de escolas públicas de Curitiba e região metropolitana, no período de agosto de 2010, que buscou identificar as ideias de cultura que estão presentes em suas práticas. Com os resultados dos questionários, foram criadas três categorias a nortear o trabalho do professor: a cultura tomada como 'clássica', que compreende a realidade como harmônica, estática, exterior, dividida em temas como arte, música, gastronomia, etc, algo que se visita ou que se transfere ao aluno; cultura de influência iluminista, compreendendo a cultura como sinônimo de saber, conhecimento, implicando numa ideia de progresso e de hierarquização cultural; e a cultura tomada a partir de uma perspectiva multiculturalista, onde o conceito de cultura é reivindicado a partir de uma preocupação de caráter político, ou seja, a cultura ensinada em sala de aula deve servir a finalidade social de respeito às diferenças.

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Publicado

2011-08-31

Como Citar

BAROM, Wilian Carlos Cipriani; CERRI, Luis Fernando. EDUCAÇÃO E CULTURA NO ENSINO DE HISTÓRIA NO ESTADO DO PARANÁ. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 492–509, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n2p492-509. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2316. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas