IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE DO EDUCADOR ALFABETIZADOR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n1p207-216Palavras-chave:
Subjetividade, professor alfabetizador, práticas discursivas.Resumo
Neste texto sobre o Estado da Arte, pretende-se abordar alguns conceitos de representação cultural e de produtividade discursiva, correntes no campo dos estudos culturais , assim como propor a aproximação de noções de subjetividade ancorada na abordagem pós-crítica, arqueogenealogia foucaultiana. Busca-se entender como se dá o processo de identidade da formação docente, a partir de determinado contexto cotidiano e nas relações sociais. Como as identidades se inscrevem em um processo reflexivo, o professor, ao falar de suas próprias vivências, conta a si mesmo, as suas qualidades pessoais, as suas experiências e vivências. Nesse sentido há discursos que se intercruzam para dar visibilidade aos fatos e vivências. Há pequenas histórias de vida, pequenos casos do cotidiano, que, em determinado momento histórico, possibilitam o esquadriamento do objeto, formação de professores, uma vez que essas práticas discursivas subjetivam determinado sujeito professor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.