IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE DO EDUCADOR ALFABETIZADOR

Autores

  • Maria Alvina Pereira Mariante Centro Universitário UNIVATES
  • Marlise H. Grassi Centro Univsersitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n1p207-216

Palavras-chave:

Subjetividade, professor alfabetizador, práticas discursivas.

Resumo

Neste texto sobre o Estado da Arte, pretende-se abordar alguns conceitos de representação cultural e de produtividade discursiva, correntes no campo dos estudos culturais , assim como propor a aproximação de noções de subjetividade ancorada na abordagem pós-crítica, arqueogenealogia foucaultiana. Busca-se entender como se dá o processo de identidade da formação docente, a partir de determinado contexto cotidiano e nas relações sociais. Como as identidades se inscrevem em um processo reflexivo, o professor, ao falar de suas próprias vivências, conta a si mesmo, as suas qualidades pessoais, as suas experiências e vivências. Nesse sentido há discursos que se intercruzam para dar visibilidade aos fatos e vivências. Há pequenas histórias de vida, pequenos casos do cotidiano, que, em determinado momento histórico, possibilitam o esquadriamento do objeto, formação de professores, uma vez que essas práticas discursivas subjetivam determinado sujeito professor.

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Biografia do Autor

Maria Alvina Pereira Mariante, Centro Universitário UNIVATES

Professora no Centro Universitário UNIVATES Lajeado-RS

Marlise H. Grassi, Centro Univsersitário UNIVATES

Professora e coordenadora do curso de pós-graduação em PPGC no Centro Universitário UNIVATES Lajeado-RS

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Publicado

2011-04-30

Como Citar

PEREIRA MARIANTE, Maria Alvina; H. GRASSI, Marlise. IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE DO EDUCADOR ALFABETIZADOR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 207–216, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n1p207-216. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2288. Acesso em: 25 nov. 2024.