Alfabetização científica e os saberes locais: o caso de Vila do Abraão, Ilha Grande- RJ.

Autores

  • Piatã Santana Marques Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Isabela Cristina Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lúcia Cristina Aguiar Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira-CAP/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p521-534

Palavras-chave:

Palavras chave, alfabetização científica, saberes locais, gestão ambiental

Resumo

A alfabetização científica é vista por muitos autores como ferramenta emancipadora fundamental à cidadania que permite a ação crítica da sociedade. Os resultados da aplicação deste mecanismo podem ser ainda mais facilmente alcançados se durante o processo de ensino forem considerados os conhecimentos prévios do cidadão. No contexto das populações inseridas em áreas de conservação ambiental, a educação científica se faz ainda mais necessária, de forma a permitir que a população participe mais ativamente da implantação e gestão da área, conforme previsto no Sistema Nacional de Unidades de Conservação-SNUC. No presente trabalho foram avaliados os saberes locais de uma comunidade inserida em unidade de conservação que podem ser utilizados na educação não formal a fim de desenvolver as bases da educação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Piatã Santana Marques, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em Ciências Biológicas, estagiário do Laboratório de Ecologia de Peixes - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em ictiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de peixes, ecologia trofica, ecologia de riachos, educação ambiental

Isabela Cristina Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda de Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Estagiária do laboratório de Malacologia Terrestre e Líminica do Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes.

Lúcia Cristina Aguiar, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira-CAP/UERJ

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) . Atualmente é Prof Docente I C Ref 3 da Secretaria de Estado de Educação e Professor Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Iniciação Científica, Bolsas de Pesquisa, Produção Científica, Departamento de Bioquímica Médica, Instituto de Biofísic

Downloads

Publicado

2011-08-31

Como Citar

MARQUES, Piatã Santana; GONÇALVES, Isabela Cristina; AGUIAR, Lúcia Cristina. Alfabetização científica e os saberes locais: o caso de Vila do Abraão, Ilha Grande- RJ. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 521–534, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n2p521-534. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2264. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas