RODAS DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS VOZES INFANTIS EM UMA ANÁLISE BAKHTINIANA

Autores

  • Viviane Maria Alessi Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n1p188-206

Palavras-chave:

infância, linguagem, rodas de conversa, Círculo de Bakhtin

Resumo

Este artigo analisa as vozes infantis, tendo como referência as ideias debatidas pelo Círculo de Bakhtin no que se refere à concepção sociointeracionista de linguagem, à questão do enunciado, do dialogismo e à importância do outro na constituição da consciência individual. Excertos de rodas de conversa realizadas entre crianças de quatro a cinco anos em instituições de educação infantil são utilizados como material empírico, no sentido de propiciar algumas reflexões que auxiliem a pensar sobre as crianças e a questão da linguagem na educação infantil. 

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Biografia do Autor

Viviane Maria Alessi, Universidade Federal do Paraná

Pedagoga graduada pela Universidade Federal do Paraná (2001), possui MBA Executivo em Gestão de Responsabilidade Social Corporativa pelo ISAE/Fundação Getúlio Vargas (2004) e cursa o Mestrado em Educação, na linha de Cultura, Escola e Ensino pela Universidade Federal do Paraná. Atua como pedagoga na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e integra o grupo de pesquisa Linguagem e Educação e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil – NEPIE –, ambos da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2011-04-30

Como Citar

ALESSI, Viviane Maria. RODAS DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS VOZES INFANTIS EM UMA ANÁLISE BAKHTINIANA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 188–206, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n1p188-206. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2213. Acesso em: 25 nov. 2024.