Notas Introdutórias Sobre a Educação e Emancipação em Theodor W. Adorno

Autores

  • Marsiel Pacifico UFSCar
  • Henrique Zani Donato UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p535-545

Palavras-chave:

pesquisa em educação

Resumo

Este trabalho visa tecer alguns apontamentos introdutórios sobre o marco teórico da Teoria Crítica da Sociedade de Theodor W. Adorno, e as reflexões que o mesmo tece sobre o papel social e formativo da educação, visando seu duplo e inerente objetivo, de resistência (para que Auschwtiz não se repita) e de emancipação (em uma apropriação do conceito Kantiano, revestido de uma nova particularidade dado o contexto social em que se estabelece a Indústria Cultural). Neste sentido, visamos colaborar com estas notas introdutórias, para a disseminação do pensamento do frankfurtiano, e na medida do possível, constatar novos apontamentos, na atualidade de sua criticidade.

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Biografia do Autor

Marsiel Pacifico, UFSCar

Mestrando em educação, atuante na área de teoria crítica e educação

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Publicado

2011-08-31

Como Citar

PACIFICO, Marsiel; DONATO, Henrique Zani. Notas Introdutórias Sobre a Educação e Emancipação em Theodor W. Adorno. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 535–545, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n2p535-545. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2153. Acesso em: 25 nov. 2024.