A RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS DISCURSIVOS, ESTILO INDIVIDUAL E AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Autores

  • Rosana Mara Koerner

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n3p526-550

Palavras-chave:

aquisição da escrita, gêneros discursivos, estilo.

Resumo

O presente artigo aborda a relação possível entre gêneros discursivos, estilo individual e aquisição da escrita a partir da apresentação de um conjunto de reflexões, feitas, muitas delas, com base em variados autores, com especial destaque para Bakhtin e Possenti. A discussão da relação possível entre os conceitos de estilo individual e aquisição da escrita encontra-se ainda bastante insipiente dado mesmo ao grande desafio que ela representa. Abordar a questão do estilo por si só já apresenta uma série de lacunas se se excluírem os estudos envolvendo estilos de autores consagrados; quanto mais tal constatação se aplica quando se pensa em não-literatos e ainda por cima em fase de aquisição da escrita. Geralmente os estudos a respeito desta fase concentram-se em aspectos bem mais visíveis, como a mecânica da escrita, a assimilação do sistema gráfico e as dificuldades inerentes ao período. Outro aspecto que pode contribuir para a quase inexistência de estudos sobre estilo e aquisição localiza-se na própria concepção do que seja estilo, ainda mais se visto dentro do ambiente escolar. A escola, tão preocupada com o processo de alfabetização, não tem o olhar preparado para enxergar eventuais manifestações individuais através de marcas deixadas nos textos produzidos. Tem-se, por vezes, a sensação de que algo chama a atenção em uma ou outra escrita, mas não há dispositivos para uma investigação mais criteriosa sobre quais são os pontos que se destacam. Talvez deva ser repensado o modo como se encara o sujeito que faz uso da linguagem, considerando-o como alguém sócio-historicamente situado; singular, portanto. Também os usos que fará da linguagem serão singulares, atendendo à sua individualidade. As bases teóricas são buscadas especialmente em Bakhtin (2000 [1952, 1953]), Possenti (1993), Geraldi (1993), Abaurre et al. (1993 e 1997) e Silva (1999).

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Como Citar

KOERNER, Rosana Mara. A RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS DISCURSIVOS, ESTILO INDIVIDUAL E AQUISIÇÃO DA ESCRITA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 526–550, 2010. DOI: 10.7867/1809-0354.2009v4n3p526-550. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1731. Acesso em: 25 nov. 2024.